Brasil

Em BH, policiais e manifestantes anticopa entram em conflito

Em Belo Horizonte, policiais e manifestantes anticopa entram em conflito


	Protesto: por volta de 17h, a manifestação começou a dispersar na capital mineira
 (REUTERS/Leonhard Foeger)

Protesto: por volta de 17h, a manifestação começou a dispersar na capital mineira (REUTERS/Leonhard Foeger)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de junho de 2014 às 17h24.

Brasília -  Manifestantes contrários à realização da Copa do Mundo entraram em conflito hoje (12) com a Polícia Militar em Belo Horizonte, umas das 12 cidades-sede do Mundial. O protesto foi convocado diversas organizações, entre elas o Comitê Popular da Copa, partidos políticos e sindicatos.

A manifestação teve início em frente à prefeitura da cidade. Horas depois, a situação ficou tensa quando os manifestantes chegaram à Praça da Liberdade, onde policiais militares faziam barreira para proteger o relógio que marcava a contagem regressiva para o início da Copa.

Adeptos da tática black bloc e policiais entraram em confronto no local, na região central da capital mineira. Bancos foram apedrejados e pedras foram lançadas contra policiais, que reagiram com balas de borracha e bombas gás lacrimogêneo.

O integrante do Movimento Tarifa Zero André Veloso disse que dois ativistas podem ter sido detidos. A Agência Brasil tentou entrar em contato com a Polícia Militar de Minas Gerais e com a Secretaria de Estado Extraordinária para a Copa do Mundo (Secopa-MG) para confirmar a informação, mas não foi atendida.

Segundo Veloso, o protesto denuncia violações de direitos na preparação da cidade para a Copa, como a situação dos feirantes que trabalhavam no entorno do Estádio do Mineirão e que perderam o local de trabalho a partir do início das obras para o Mundial. “O ato critica toda a violência e o estado de exceção que está colocando para que a Copa aconteça”, acrescentou.

Por volta de 17h, a manifestação começou a dispersar pelas ruas do centro da capital mineira.

Acompanhe tudo sobre:Belo Horizontecidades-brasileirasCopa do MundoEsportesFutebolMinas GeraisProtestosProtestos no Brasil

Mais de Brasil

Preços dos alimentos cairão mais nas próximas semanas, diz ministro

Governo manda ONS tomar medidas para diminuir 'desligamentos' de parques eólicos e solares

Tribunal de Justiça de São Paulo mantém proibição de moto por aplicativo na capital

Conselho de Ética da Câmara aprova parecer pela cassação de Glauber Braga, que promete greve de fome