Brasil

Em ato, PROS diz já ter 28 deputados e critica Rede

O líder do PROS na Câmara, Givaldo Carimbão (AL), disse que a sigla tem tamanho suficiente até para "sonhar com a Presidência da República"

Plenário da Câmara dos Deputados: líder da sigla na Câmara ressaltou que o partido foi construído com o apoio da "militância" e que conseguiu 1,5 milhão de assinaturas  (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Plenário da Câmara dos Deputados: líder da sigla na Câmara ressaltou que o partido foi construído com o apoio da "militância" e que conseguiu 1,5 milhão de assinaturas  (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2013 às 17h49.

Última atualização em 7 de fevereiro de 2018 às 18h00.

Brasília - Uma semana após sua criação, o Partido Republicano da Ordem Social (PROS) promoveu na tarde desta quarta-feira, 02, um ato de filiação de novos membros na Câmara dos Deputados.

Com ataques à Rede de Marina Silva e um discurso de partido que "já nasceu grande", os dirigentes garantem ter 28 deputados, mas menos da metade compareceu ao ato. A expectativa é que até o próximo sábado, 28, a sigla filie mais dois deputados federais, o que o torna o sétimo partido na Casa.

Animado com a estatura do partido, o líder do PROS na Câmara, Givaldo Carimbão (AL), disse que a sigla tem tamanho suficiente até para "sonhar com a Presidência da República". "O partido já nasce largo, com estatura e musculatura", esnobou.

Durante o ato, o presidente da 31ª legenda partidária no país, Eurípedes Júnior, destacou que o partido seguirá uma "linha de independência" no Congresso, mas com "tendência de apoiar o governo" da presidente Dilma Rousseff.

Em seu discurso, Eurípedes disse que os conceitos de direta e esquerda "estão ultrapassados" e que a nova sigla se colocará ao centro. Segundo o dirigente nacional, a principal bandeira do PROS será a redução de impostos.

Eurípedes negou que o PROS tenha recebido a ajuda de outros partidos durante sua criação. "Começamos uma luta há quatro anos e muitos zombaram de nós", afirmou.

O líder da sigla na Câmara ressaltou que o partido foi construído com o apoio da "militância" e que conseguiu 1,5 milhão de assinaturas (sendo 515 mil certificadas e outras 100 mil aptas a serem apresentadas, mas que não foram protocoladas). "Essa legenda foi subestimada", concluiu.

Rede

Em tom crítico, Carimbão atacou a Rede Sustentabilidade da ex-senadora Marina Silva e disse que a presidenciável "não teve capacidade de fazer o que o PROS fez". A Rede ainda aguarda o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para concorrer nas eleições de 2014.

Segundo o líder, enquanto Marina e o partido do deputado Paulo Pereira da Silva (SP), o Solidariedade, tinham "estrutura", o PROS tinha apenas "o desejo de fazer um partido" e por isso nasce "sem nenhuma mácula jurídica". "Não olharam para a gente", reclamou. Os dirigentes do novo partido acreditam que, sem a Rede, pelos menos três deputados podem migrar para o PROS.

Ex-PSB

Num breve telefonema, o governador do Ceará, Cid Gomes, saudou a criação do partido que o acolheu "em um momento difícil", quando ele "não cogitava deixar o PSB". Cid disse que leva consigo cinco deputados federais e 11 deputados estaduais à nova legenda. Em suas palavras, o governador disse que vai se empenhar para construir uma sigla alternativa, mas que garanta governabilidade à presidente Dilma Rousseff. Além de Cid, deve se filiar ao PROS o vice-governador do Ceará, Domingos Aguiar Filho, de saída do PMDB. Também é esperada a filiação do vice-governador do Amazonas, José Melo de Oliveira, também ex-peemedebista.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosEleiçõesEleições 2014PolíticaPolítica no BrasilPros – Partido Republicano da Ordem Social

Mais de Brasil

Empresários industriais estão otimistas para 2025, apesar de recuo do setor em dezembro, diz CNI

Chuvas fortes em SP causam alagamentos, interrompem metrô e 121 mil ficam sem luz

MP investiga déficit de servidores no Cemaden, órgão que monitora as enchentes do Brasil

Segundo governo Trump e as oportunidades para o Brasil