Brasil

Em 4 anos, velocidade média no trânsito de SP caiu 10%

Levantamento da CET aponta que, entre 2008 e 2012, velocidade média no horário de pico caiu de 20,6 km/h para 18,5 km/h


	Engarrafamentos: cena é cada vez mais comum na paisagem paulistana
 (ALMEIDA ROCHA /Folha Imagem)

Engarrafamentos: cena é cada vez mais comum na paisagem paulistana (ALMEIDA ROCHA /Folha Imagem)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de junho de 2013 às 15h23.

São Paulo – São Paulo está mais cada vez engarrafada . A constatação é de um levantamento realizado pela CET-SP (Companhia de Engenharia de Tráfego da cidade). Segundo dados levantados pelo órgão, a velocidade média do trânsito pela manhã nos principais corredores de São Paulo  caiu de 23,3 km/h em 2008 para 22,1km/h em 2012.

Pela tarde, a queda no período foi de 20,6 km/h para 18,5 km/h. De acordo com nota enviada por e-mail pela CET, os motivos da lentidão são "a saturação da capacidade das vias associada à evolução da frota veicular registrada". Ou seja, ruas lotadas e mais veículos circulando.

Os números do Relatório de Desempenho do Sistema Viário Principal exemplificam isso. Entre 2008 e 2012, cerca de 1 milhão de carros foram registrados pelo Detran-SP – o que representou um crescimento de mais de 15% da frota. Todos os dias, o órgão emplaca em méida 544 novos veículos.

Em entrevista à Folha, Tadeu Duarte (diretor de planejamento da CET-SP) afirmou que a sorte de São Paulo é que seus 7,5 milhões de carro nunca estão todos na rua ao mesmo tempo – a frota circulante se limita a 3,5 milhões deles. Caso contrário, a cidade pararia.

Pior trânsito da cidade

Munidos de cronômetros, dois pesquisadores da CET-SP percorreram 31 rotas distribuídas por 244 km para realizar o estudo recém-divulgado. O levantamento cobre 17% do sistema viário principal de São Paulo e mostra que a zona oeste tem o pior trânsito da cidade.

Lá ficam a avenida Francisco Morato e a rua Cardeal Arcoverde, que detêm as menores velocidades médias nos períodos da manhã e da tarde, respectivamente. Quem circula pela primeira vai ao centro a 8,8km/h pela manhã e volta para casa pela segunda a 6,6km/h de tarde.

A expansão da linha 4-amarela do metrô e a criação de faixas exclusivas para ônibus estão entre as soluções para o problema na região. A prefeitura estuda implantar em breve a segunda medida em 150 km das vias da cidade.

Outra meta do órgão é subir a velocidade média do transporte coletivo rodoviário de 13 km/h para 25 km/h, além de investir R$ 550 milhões em tecnologia voltada para o trânsito.

O estudo da CET-SP traz ainda dados como as vias de maior circulação – Radial Leste (com até 9.876 veículos por hora) e 23 de maio (até 8.766 veículos por hora) – e informa que a avenida Jacu-Pêssego é a pista com as melhores velocidades médias nos horários de rush (35,5km/h pela manhã e 32,8km/h de tarde).

Ontem, entrou em operação na Marginal Tietê uma faixa exclusiva para ônibus. Em 2012, 1.231 pessoas morreram no trânsito em São Paulo.

Acompanhe tudo sobre:CETcidades-brasileirasEmpresasEmpresas estataisEstatais brasileirasMetrópoles globaismobilidade-urbanasao-pauloTrânsito

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas