Brasil

Eletrobras acertará dívida de R$9 bi com Petrobras

Deve ser concluído ainda esta semana o acordo de repactuação de dívida de cerca de 9 bilhões de reais da Eletrobras junto à Petrobras


	Eletrobras: dívida refere-se ao fornecimento de óleo da Petrobras para usinas termelétricas da região Norte
 (Tiago Queiroz)

Eletrobras: dívida refere-se ao fornecimento de óleo da Petrobras para usinas termelétricas da região Norte (Tiago Queiroz)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de dezembro de 2014 às 13h26.

Brasília - Deve ser concluído ainda esta semana o acordo de repactuação de dívida de cerca de 9 bilhões de reais da Eletrobras junto à Petrobras, em uma operação que prevê emissão de títulos pela estatal do petróleo, disse nesta quinta-feira o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a jornalistas.

A dívida refere-se ao fornecimento de óleo da Petrobras para usinas termelétricas da região Norte.

Segundo Lobão, a emissão de títulos da Petrobras será ainda neste ano.

"Assina-se o contrato de reconhecimento da dívida entre Eletrobras e Petrobras e aí a Petrobras vai ao mercado financeiro emitir papel, com a garantia do Tesouro Nacional", disse Lobão a jornalistas, após balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O ministro afirmou durante evento em Brasília que dois terços da dívida da Eletrobras com a Petrobras são de responsabilidade do Tesouro, via Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

Desde 2012, a CDE assumiu, entre outras obrigações, as que antes ficavam a cargo da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), encargo usado para subsidiar a compra de óleo para as termelétricas dos sistemas isolados da região Norte.

Acontece que a CDE deixou de repassar à Eletrobras parte dos montantes destinados à compra do óleo. Por isso, segundo Lobão, dos 9 bilhões de reais totais da dívida, apenas um terço seriam efetivamente devidos pela Eletrobras – o restante, ficará a cargo do Tesouro, via CDE.

"A Eletrobras tem uma parte pequena da dívida e o Tesouro deve à Eletrobras o repasse do recurso que antigamente era da CCC e agora é da CDE", disse o ministro. "O Tesouro repassará à Eletrobras, que por sua vez pagará (a dívida)", completou.

Segundo uma fonte do governo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ainda precisa reconhecer parte dos recursos devidos pela CDE para a Eletrobras para que o repasse efetivamente ocorra.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasDívidas empresariaisEletrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergia elétricaEstatais brasileirasGás e combustíveisHoldingsIndústria do petróleoPetrobrasPetróleoServiços

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas