Brasil

Eleitores que fazem selfie na urna arriscam-se a ser presos

Fotos de eleitores votando e das urnas têm aparecido nas redes sociais. Mas, se a imagem revelar o voto, o autor pode ser punido até com prisão

Selfie: esta foto não revela o voto, mas outros eleitores foram mais indiscretos (Reprodução / Twitter @Televisionados)

Selfie: esta foto não revela o voto, mas outros eleitores foram mais indiscretos (Reprodução / Twitter @Televisionados)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 5 de outubro de 2014 às 19h15.

São Paulo -- A cena parece inocente: o eleitor faz um selfie diante da urna e publica nas redes sociais. Na tela da urna eletrônica, aparecem os dados do candidato escolhido por ele. 

Quem fizer uma busca com a hashtag #selfienaurna no Twitter vai encontrar tanto fotos desse tipo como comentários sobre elas. Há até um blog no Tumblr que coleciona essas imagens.

O que nem todos sabem é que, se a foto mostrar o candidato escolhido, há risco de a Justiça Eleitoral interpretar isso como propaganda eleitoral.

Proibidíssima, a propaganda no dia da eleição (ou boca de urna) pode ser punida com até um ano de prisão e com multa que pode passar de 15 mil reais, como determina a lei nº 9.504, de 1997.

O selfie na urna também infringe o artigo 312 do Código Eleitoral Brasileiro, que determina o sigilo do voto. A transgressão pode ser punida com até dois anos de prisão.

José Antônio Dias Toffoli, presidente do TSE, comentou o assunto numa entrevista coletiva. “O que mais preocupa a Justiça Eleitoral não é a vaidade. É a situação em que uma pessoa seja coagida para levar um elemento de prova a quem comprou o voto”, disse.

Apesar do alerta do TSE, parece que nem os famosos escapam da tentação. Paula Lavigne, ex-mulher do cantor Caetano Veloso, por exemplo, divulgou no Twitter sua foto da urna com o voto no candidato à deputado estadual Marcelo Freixo, do PSOL. Paula, depois, apagou o tuíte e disse que se tratava de uma montagem fotográfica.

O humorista Helio de La Peña é outro que apagou sua foto diante da urna. Na tela da máquina, estava o voto no candidato a presidente Aécio Neves.

No Facebook, há uma comunidade chamada Selfie na Urna. Mas a maioria das fotos nela não mostra nenhum candidato específico.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2014EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookInternetPolítica no BrasilRedes sociaisTumblrTwitter

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas