Brasil

Eleições: quem pode justificar o voto em 2024?

Não votar e não justificar nos dois turnos resulta em duas faltas

e-título de eleitor: aprovação entre usuários (Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)

e-título de eleitor: aprovação entre usuários (Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)

César H. S. Rezende
César H. S. Rezende

Repórter de agro e macroeconomia

Publicado em 6 de outubro de 2024 às 06h07.

Os eleitores que não comparecerem às urnas no próximo domingo, 6, têm um prazo de 60 dias para justificar a ausência – a justificativa é necessária, já que o voto é obrigatório no Brasil para maiores de 18 anos, sendo facultativo para pessoas acima de 70 anos e para jovens entre 16 e 18 anos, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No dia da eleição, a justificativa pode ser realizada de forma prática pelo aplicativo e-Título, disponível nas lojas virtuais da Apple e Android. Além disso, tribunais regionais eleitorais (TREs) disponibilizarão pontos físicos para que os eleitores possam justificar sua ausência.

Segundo nota da Agência Brasil, a Justiça Eleitoral recomenda o uso do aplicativo, que pode ser instalado até sábado, 5. No dia da eleição, o download será suspenso para evitar instabilidades, e o download ao app será retomado na segunda-feira, 7.

Para justificar a ausência no e-Título, o eleitor deve preencher as informações solicitadas e enviar a justificativa, que será analisada por um juiz eleitoral.

Assim que for aceita, a justificativa será registrada no histórico do título da eleitora ou do eleitor. Se ela for indeferida, será necessário quitar o débito com a Justiça Eleitoral. O histórico de justificativas eleitorais, com a respectiva eleição em que a pessoa se ausentou, pode ser consultado no aplicativo e-Título. 

O prazo final para justificar a ausência no primeiro turno é 5 de dezembro de 2024, enquanto para o segundo turno, a data limite é 7 de janeiro de 2025.

Punições por Ausência

Não votar e não justificar nos dois turnos resulta em duas faltas. A partir da terceira ausência sem justificativa, o eleitor pode ser considerado faltoso e ter seu título cancelado para futuras eleições – os eleitores que se encontram no exterior não participam da votação e, dessa forma, não precisam justificar.

A restrição no título de eleitor pode trazer diversas complicações, como impedimentos para tirar passaporte, matricular-se em instituições públicas de ensino e assumir cargos públicos após concursos.

Onde acompanhar a apuração das urnas?

A EXAME faz a cobertura ao vivo das Eleições 2024. É possível acompanhar, a partir das 17h, o resultado das urnas nas disputas para prefeito em todas as capitais do Brasil.

yt thumbnail

Também é possível acompanhar a apuração pelo aplicativo de celular Resultados, disponíveis no Google Play ou na App Store, também será possível acompanhar os resultados para prefeito, vice-prefeito e vereador. A Justiça Eleitoral também criou uma página na internet especificamente para este fim.

Candidatos a prefeito das capitais brasileiras

Candidatos a vereador das capitais brasileiras

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2024PrefeiturasVereadoresPrefeitosTSE

Mais de Brasil

Relator afirma que votação de PL da anistia pode ser adiada diante de impasse sobre texto

Moraes suspende lei sancionada pelo governo de SP que regulamentava mototáxi

Censo da Educação Superior: quais estados têm mais alunos matriculados na universidade? Veja a lista

Tempestade em São Paulo alaga aeroporto, destelha estação de trem e deixa oito feridos