Brasil

As eleições 2020 continuam: veja os principais destaques até agora

Candidatos que foram para o segundo turno em SP e no Rio farão debate na TV entre esta segunda e terça-feira

 (Arte/Exame)

(Arte/Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de novembro de 2020 às 08h59.

Última atualização em 17 de novembro de 2020 às 07h51.

As eleições municipais brasileiras tiveram seu primeiro turno neste domingo, 15, e as apurações demoraram mais tempo do que o esperado, devido a problemas em um supercomputador, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que atrapalhou a divulgação dos números.

Capitais como São Paulo, por exemplo, ficaram as primeiras horas com a contabilização das urnas apuradas em pouco mais de 0% durante horas no site do tribunal, gerando mal estar. Em discurso na noite de ontem, o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, disse que o contratempo tratou-se de um "pequeno acidente de percurso" e garantiu que não afeta em nada a segurança dos resultados.

Sete capitais já tiveram o resultado definido em primeiro turno: Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Campo Grande (MS), Vitória (ES), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e Natal (RN).

Com exceção de Macapá, que teve a votação adiada em função da restrição de energia elétrica na cidade, a única capital que teve seu resultado só nesta segunda-feira foi Maceió (AL), onde a apuração ficou durante horas parada nos 94% e com o cenário bem concorrido entre os candidatos.

O aplicativo e-Título, usado pela primeira vez neste ano, apresentou instabilidade no domingo, gerando reclamações de eleitores que não conseguiram justificar seus votos online.

Candidatos apoiados por Bolsonaro nas principais capitais do país não avançaram ou enfrentarão fortes concorrentes no segundo turno no dia 29. Essa, talvez, seja a maior pista sobre o que esperar das eleições presidenciais de 2022, e um desafio para o presidente.

Os candidatos Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL) fizeram o primeiro debate do segundo turno nesta segunda-feira em São Paulo, na rede de televisão CNN. No geral, o tom foi respeitoso e de maior debate de ideias do que no primeiro turno. Veja o que os candidatos disseram sobre a Cracolândia, a covid-19 e habitação e emprego

Nesta terça-feira, a CNN também faz debate com os dois candidatos no Rio, o atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) e o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM).

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesRio de Janeirosao-paulo

Mais de Brasil

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas

João Campos mantém liderança em Recife com 76% das intenções de voto, aponta Datafolha