Brasil

Eleições em SP: Marçal marca entrevista com Boulos para esta sexta-feira

Influenciador convidou Nunes e Boulos para uma sabatina, mas apenas o candidato do PSOL aceitou o convite

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 24 de outubro de 2024 às 11h51.

Tudo sobreEleições 2024
Saiba mais

O influenciador Pablo Marçal (PRTB) marcou para esta sexta-feira, 25, às 12h, a sabatina que pretende realizar com o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) e com o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) em seu perfil do Instagram.

Até o momento, apenas Boulos confirmou participação na live. Nunes negou o convite e disse que política se “trata com seriedade”.

Em viagem com a família em Roma, Marçal gravou um vídeo direto do Coliseu e disse que fará uma “entrevista de emprego” com os dois candidatos. O candidato derrotado no primeiro turno prometeu respeito e afirmou que fará apenas perguntas técnicas.

"Antes de ser candidato, eu era apresentador do Marçal Talks. Vou fazer [a entrevista] com muito respeito. Mandei mensagem para o Nunes e a equipe do Boulos já mandou mensagem avisando que ele vai", disse o influenciador.

No segundo turno, os dois candidatos buscaram atrair os eleitores de Marçal. As pesquisas de opinião mostraram que a maioria migrou para Nunes, por esse eleitor se identificar mais à direita. Boulos buscou fazer uma mea-culpa sobre o posicionamento da esquerda em relação ao desejo da população em "prosperar" e apresentou propostas de estímulo ao empreendedorismo.

Segundo o último levantamento do agregador EXAME/IDEIA, Nunes tem 53% das intenções de voto contra 36% de Boulos. O levantamento considera 56 pesquisas com cenário de segundo turno.

O fator Marçal na eleição de SP

Com um discurso pouco convencional, ataques e cortes, Marçal mudou os rumos da corrida eleitoral em São Paulo. O influenciador saltou em poucas semanas de 10% das intenções de voto e chegou ao fim do primeiro turno empatado tecnicamente com Boulos e Nunes na liderança.

Sempre buscando um fato novo, Marçal divulgou um laudo falso sobre o deputado psolista na véspera da eleição. Analistas apontam que a ameaça de uma cassação da chapa do influenciador provocou uma migração de votos para Nunes, que terminou a votação na liderança com 29,48% dos votos válidos, enquanto Boulos obteve 29,07%. Marçal terminou com 28,14% dos votos. [Grifar] Esse foi o primeiro turno mais apertado desde a redemocratização.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2024

Mais de Brasil

Cidade do Maranhão decreta calamidade pública por conta de voçorocas

Criminosos de fuzis atacam delegacia em Duque de Caxias após prisão de chefe do tráfico

No Planalto, clima é de desânimo após resultado do Datafolha; 8 pontos explicam reprovação recorde

Avião de pequeno porte cai e mata duas pessoas no interior de São Paulo