Boulos e Nunes: pesquisa mostra que deputado e atual prefeito estão na frente (Leandro Paiva/Flickr/Leandro Fonseca/Exame)
Repórter de Brasil e Economia
Publicado em 27 de dezembro de 2023 às 09h20.
Última atualização em 27 de dezembro de 2023 às 13h34.
A menos de um ano para a eleição municipal, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) tem 25,6% das intenções de votos na capital de São Paulo e o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), 21%, de acordo com a pesquisa Futura Inteligência, em parceria com Apex Partners, divulgada com exclusividade à EXAME. Pela margem de erro da pesquisa, que é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, há empate técnico entre os pré-candidatos.
Nos dois cenários estimulados testados pelo instituto, Boulos lidera, seguido por Nunes. No primeiro cenário, Ricardo Salles e Tabata Amaral aparecem empatados tecnicamente na terceira posição:
No segundo cenário, sem Salles e com o Astronauta Marcos Pontes, o senador aparece na terceira posição:
José Luiz Orrico, fundador da Futura, explica que, diferentemente de capitais como Rio, Salvador, Recife e Porto Alegre, onde o atual prefeito lidera em todos os cenários, Nunes não foi candidato cabeça de chapa na última eleição. Por isso a memória afetiva da população não é vinculada a ele.
"A memória afetiva das pessoas é em quem elas votaram. Tanto que quando perguntamos em quem a pessoa votou na eleição de 2020, mais de 50% recordou do voto no Bruno Covas. Normalmente, o atual prefeito sempre aparece com mais voto que realmente teve, não é o caso do Nunes por ter assumido o mandato após o falecimento do prefeito eleito", diz.
A pesquisa aponta que Nunes é o favorito na disputa por liderar em todos os cenários de segundo turno a disputa. O seu governo é avaliado como regular pelos entrevistados.
O levantamento mostra que Boulos é o candidato mais rejeitado, com 36,8%. Em seguida, Tabata Amaral e Marcos Pontes têm 20,4%, Ricardo Salles, 17,2%, e o atual prefeito Ricardo Nunes com 16,4% de rejeição.
Na pesquisa espontânea, quando não se apresenta ao entrevistado nomes de postulantes ao cargo, os pré-candidatos aparecem da seguinte maneira:
Na opção Outros na pergunta sobre intenção de votos, foi incluído o candidato que teve menos de 0,5% de respostas, que foi Astronauta Marcos Pontes (0,2%).
Para a pesquisa, foram ouvidas 1.015 pessoas entre os dias 11 e 13 de dezembro, usando a abordagem CATI (entrevista telefônica assistida por computador). A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para um nível de confiança de 95%.
As eleições municipais de 2024 vão acontecer no dia 6 de outubro de 2024, o primeiro domingo do mês. Já o segundo turno, se houver, deve acontecer no último domingo do mês, dia 27 outubro, nas cidades com mais de 200.000 eleitores em que a candidata ou candidato mais votado à prefeitura não tenha atingido a maioria absoluta, isto é, metade mais um dos votos válidos (excluídos brancos e nulos).
PESQUISAS ELEIÇÕES 2024