Somente Rio Branco, Maceió, Macapá, Vitória, Campo Grande, João Pessoa, Porto Alegre e Goiânia não terão pesquisas eleitorais nesta semana (TSE/Reprodução)
Repórter
Publicado em 9 de setembro de 2024 às 11h39.
Pelo menos 18 das 26 capitais terão pesquisas sobre a corrida eleitoral para prefeito entre esta segunda-feira, 9, e sábado, 14. Somente Rio Branco, Maceió, Macapá, Vitória, Campo Grande, João Pessoa, Porto Alegre e Goiânia não terão levantamentos eleitorais. São Paulo e Natal têm cinco pesquisas previstas para divulgação, em cada uma das cidades, o maior número da semana.
As informações constam em plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que obriga as entidades e empresas que realizarem levantamentos de opinião pública relativos às eleições e candidatos a cadastrarem os estudos junto à Justiça Eleitoral. O registro de pesquisas eleitorais, contudo, não implica obrigatoriedade de divulgação de seus resultados, de acordo com a Resolução nº 23.676/2021.
Com isso, um instituto ou empresa pode realizar o levantamento, mas não necessariamente divulgá-lo ao público. Dos 48 estudos previstos, a maioria deles foi realizada pelo instituto Futura Inteligência, com sede no Espírito Santo, encomendados pela empresa 100% Cidades.
Com o maior número de pesquisas previstas para a semana, ao lado de Natal, a cidade de São Paulo, terá cinco pesquisas sobre a disputa para prefeito.