Brasil

Eleições: 12 governadores devem ser eleitos no 1º turno, apontam pesquisas

No Centro-Oeste, Mauro Mendes, do Mato Grosso, e Ronaldo Caiado, de Goiás, aparecem na liderança das pesquisas; eleição também pode ser definida em estados de outras regiões neste domingo, dia 02

Eleições 2022: 12 governadores podem ser eleitos no 1º turno (VARISTO SA/AFP via Getty Images)/Getty Images)

Eleições 2022: 12 governadores podem ser eleitos no 1º turno (VARISTO SA/AFP via Getty Images)/Getty Images)

CA

Carla Aranha

Publicado em 2 de outubro de 2022 às 15h22.

Última atualização em 2 de outubro de 2022 às 15h43.

De acordo com pesquisas de intenção de voto divulgadas entre quarta-feira, dia 28, e sábado, dia 01, doze candidatos a governador podem ser eleitos no primeiro turno. A maioria é formada por atuais governadores que tentam a reeleição. No Centro-Oeste, Mauro Mendes, do Mato Grosso, e Ronaldo Caiado, de Goiás, ambos do União, aparecem na liderança das pesquisas.

Caiado tem 56% da preferência dos eleitores diante de 29% de Gustavo Mendanha (Patriotas), segundo pesquisa Ipec realizada entre 28 e 30 de setembro com 800 pessoas, com margem de erro de três pontos percentuais. O Ipec também aponta que Mauro Mendes deve ser eleito no primeiro turno com 73% das intenções de voto.

LEIA TAMBÉM:

No Pará, Helder Barbalho (MDB) segue como favorito, com 76% das intenções de voto, segundo o Ipec. No Paraná, 62% dos eleitores devem votar em Ratinho Júnior (PSD), diante de 29% que devem escolher Roberto Requião (PT). Em Roraima, o favorito é Antonio Denarium (PP), com 51% das intenções de voto, de acordo com o Ipec. No Nordeste, Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte,  segue com 61%.

No Amapá, o candidato Clécio Luiz (Solidariedade) deve vencer no primeiro turno com 57% dos votos válidos, segundo o Ipec. Na Bahia, o cenário é um pouco mais incerto, embora ACM Neto (União) apareça nas pesquisas com 51% das intenções de voto.

Em outros estados, especialmente em Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Pernambuco, a disputa promete ser grande, com candidatos embolados no segundo lugar.

Em São Paulo, o cenário mudou nas últimas semanas, com o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) crescendo nas pesquisas. Na última sondagem do Ipec, Tarcísio aparece com 31% das intenções de voto – há um mês, ele contava com 17% da preferência do eleitorado. O candidato Fernando Haddad (PT) permanece na liderança, com 41% das intenções de voto.

No Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) ampliou a diferença para Marcelo Freixo (PSB). Cerca de 47% dos eleitores devem votar no atual governador do Rio, diante de 28% que preferem Freixo.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2022GovernadoresPolítica

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas