Câmara: até agora, onze deputados querem disputar a vaga deixada por Eduardo Cunha, que renunciou à presidência (REUTERS/Ueslei Marcelino)
Da Redação
Publicado em 12 de julho de 2016 às 12h01.
Brasília - A disputa pela presidência da Câmara dos Deputados ganhou seu 11º candidato nesta terça-feira, 12: Evair Vieira de Melo (PV-ES). O parlamentar fez o registro da candidatura durante a manhã.
A expectativa é de que Rodrigo Maia (DEM-RJ), um dos favoritos na sucessão do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), também formalize a candidatura nas próximas horas.
Já estão inscritos Rogério Rosso (PSD-DF) - líder da bancada e apontado como candidato de Cunha; Fausto Pinato (PP-SP) - ex-relator do processo por quebra de decoro parlamentar de Cunha no Conselho de Ética; Carlos Gaguim (PTN-TO) - aliado do peemedebista; Marcelo Castro (PMDB-PI) - ex-ministro da Saúde e desafeto do deputado afastado; Carlos Manato (SD-ES) - também próximo de Cunha; o segundo-vice presidente da Casa, Fernando Giacobo (PR-PR); a filha do ex-deputado Roberto Jefferson, Cristiane Brasil (PTB-RJ); a pré-candidata à Prefeitura de São Paulo Luiza Erundina (PSOL-SP); Fábio Ramalho (PMDB-MG) e Heráclito Fortes (PSB-PI).
Apesar de ainda não ter retirado sua candidatura oficialmente, Heráclito Fortes deve abdicar da disputa em favor do deputado Júlio Delgado (PSB-MG), escolhido para representar a bancada.
Os candidatos têm até às 12h desta quarta-feira, 13, para oficializar seus nomes. As 14 cabines de votação já estão sendo instaladas no plenário da Câmara.