Brasil

Eleição no RJ: 41% estão indecisos no voto para governador, mostra EXAME/IDEIA

Para a pesquisa, EXAME/IDEIA ouviu 1.000 pessoas do estado do Rio de Janeiro entre os dias 16 e 21 de setembro

Urna eletrônica: eleitor deve decidir voto próximo do dia da eleição. (Fábio Pozzebom/Agência Brasil)

Urna eletrônica: eleitor deve decidir voto próximo do dia da eleição. (Fábio Pozzebom/Agência Brasil)

GG

Gilson Garrett Jr

Publicado em 22 de setembro de 2022 às 14h20.

Última atualização em 22 de setembro de 2022 às 20h19.

yt thumbnail

A dez dias do primeiro turno das eleições, 41% dos eleitores do estado do Rio de Janeiro dizem que estão indecisos na escolha por um candidato a governador, segundo a pesquisa eleitoral EXAME/IDEIA, divulgada nesta quinta-feira, 21. Entre os entrevistados, 59% falam que o voto já está definido.

Por idade, a maior indecisão está na faixa etária de jovens de 16 a 24 anos. Neste grupo, somam 45% os que consideram uma mudança de voto até o dia da eleição. A parcela com uma escolha mais definida está na faixa de 25 a 34 anos, com 63% dizendo que já escolheram um candidato.

Nos números da pesquisa EXAME/IDEIA por faixa de renda, pouco mais da metade dos que ganham acima de seis salários - 55% - definiu um nome para confirmar na urna eletrônica, e 44% ainda não tomaram uma decisão. A parcela menos indecisa é a que ganha até um salário mínimo, com 61% dizendo que o voto ao governo do Rio de Janeiro é definitivo.

(Arte/Exame)

Outra maneira de medir como está o nível de indecisão é a pergunta espontânea de intenção de voto porque o eleitor precisa dizer o primeiro nome que está na mente. Em uma simulação para o governo do estado do Rio de Janeiro, 44% dizem que ainda não sabem. Nesta pergunta, Cláudio Castro (PL) tem 20%, seguido de Marcelo Freixo (PSB), com 15%. Rodrigo Neves (PDT) aparece com 2%, e os demais nomes pontuaram 1% ou ficaram abaixo disso.

Pesquisa espontânea para governo do RJ

  • Cláudio Castro (PL): 20%
  • Marcelo Freixo (PSB): 15%
  • Rodrigo Neves (PDT): 2%
  • Outros: 7%
  • Ninguém/ branco/ nulo: 16%
  • Não sabe: 44%

Para a pesquisa, EXAME/IDEIA ouviu 1.000 pessoas do estado do Rio de Janeiro entre os dias 16 e 21 de setembro. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

A sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número  RJ-02658/2022. A EXAME/IDEIA é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública. Confira o relatório completo.

LEIA TAMBÉM

Corrida ao Palácio Guanabara

O atual governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, lidera a disputa ao Palácio Guanabara, com 35% das intenções de voto no primeiro turno. Marcelo Freixo vem logo depois, com 27%. Rodrigo Neves (está em terceiro, com 7%. Os números são de uma pergunta estimulada, com uma lista prévia apresentada aos entrevistados.

(Arte/Exame)

Em relação à última sondagem EXAME/IDEIA para o governo do Rio de Janeiro, feita em junho, Castro se distanciou de Freixo e conseguiu abrir oito pontos de vantagem. Vale destacar que não é possível fazer uma comparação exata com a pesquisa anterior porque as candidaturas ainda não tinham sido definidas e os nomes testados mudaram ao longo do tempo.

LEIA TAMBÉM: Romário tem 33%, Molon, 19% e Daciolo, 10% para Senado no RJ

Cila Schulman, vice-presidente do instituto de pesquisa IDEIA, considera que a avaliação positiva de Castro - na casa dos 36% - é um facilitador de uma reeleição do governador.

"Os desafios dele são o crescimento de Marcelo Freixo, mas principalmente os escândalos que pipocam no seu entorno, com denúncias e prisões de assessores. Já a barreira para Freixo é a sua rejeição, hoje na faixa de um terço do eleitorado, a maior entre os candidatos”, afirma.

Veja como foram as últimas pesquisas eleitorais de 2022:

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesPolítica

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas