Brasil

Eleição ganha forma: prazo para escolha dos vices termina hoje

O PT foi o último a indicar o nome que compõe chapa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Doria, Ana Amélia e Alckmin: convenção do PSDB foi um das tantas a definir as chapas durante o fim de semana (Adriano Machado/Reuters)

Doria, Ana Amélia e Alckmin: convenção do PSDB foi um das tantas a definir as chapas durante o fim de semana (Adriano Machado/Reuters)

EH

EXAME Hoje

Publicado em 6 de agosto de 2018 às 06h34.

Última atualização em 6 de agosto de 2018 às 06h48.

O Tribunal Superior Eleitoral definiu para esta segunda-feira o prazo final para a escolha de vice-presidentes para as eleições de outubro. Na raspa do tacho, o PT foi o último a indicar o nome que compõe chapa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para a surpresa de ninguém, o escolhido foi Fernando Haddad (PT), ex-prefeito de São Paulo e apontado como plano B do partido caso Lula não possa concorrer.

Cai por terra a promessa do ex-prefeito feita em entrevista a EXAME há pouco mais de uma semana. “Meu papel está se encerrando com a entrega do documento à Executiva Nacional do partido”, disse Haddad. “Na semana que vem, começo a dar aulas. Não vou disputar eleição.” O partido tem até o meio de setembro para fazer a troca de Lula por Haddad, caso o ex-presidente seja, de fato, barrado pela Lei da Ficha Limpa por conta de sua condenação em segunda instância no caso do tríplex do Guarujá. A vice de Haddad, neste caso, seria Manuela D’Ávila, do PCdoB.

Foram desenhadas também as demais chapas. O PSB, que segurou até o último momento sua decisão, não apoiará ninguém. Trata-se de um plano para isolar Ciro Gomes (PDT), articulado na semana passada por Lula. O ex-governador do Ceará buscava a coligação para ter mais recursos e tempo de TV, mas vai às urnas com chapa pura, ao lado da senadora Kátia Abreu (PDT-TO).

Ainda nas chapas puras, Henrique Meirelles terá como vice Germano Rigotto pelo MDB. O vice de Marina Silva (Rede) será Eduardo Jorge (PV). O de Jair Bolsonaro (PSL), será o general Hamilton Mourão (PRTB). O senador Álvaro Dias (Podemos) compõe chapa com o desistente Paulo Rabello de Castro (PSC). Geraldo Alckmin (PSDB) terá como vice a senadora Ana Amélia (PP).

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2018Exame HojeÀs Sete

Mais de Brasil

Prejuízos em cidade destruída por tornado no PR passam de R$ 114 milhões

Moraes suspende inquérito sobre remoção de corpos após megaoperação no Rio

PF diz que sofrerá restrições 'significativas' com relatório de Derrite do PL antifacção

Governo do PR coloca presos para reconstruir escolas atingidas por tornado