Brasil

Eleição de Maluf em SP tira vaga de candidato do PV

O candidato a deputado federal Sinval Malheiros Pinto Júnior perderá a vaga devido às alterações no quociente eleitoral e na distribuição das vagas

O então candidato a deputado federal Paulo Maluf  obteve 497.203 votos (WIKIMEDIA COMMONS)

O então candidato a deputado federal Paulo Maluf obteve 497.203 votos (WIKIMEDIA COMMONS)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de dezembro de 2010 às 08h28.

São Paulo - O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) realizou ontem, pela terceira vez, a totalização do resultado das eleições no Estado. Houve alteração no quociente eleitoral e na distribuição das vagas para deputado federal e estadual.

O candidato a deputado federal Paulo Maluf (PP), que obteve 497.203 votos, passa à condição de eleito. Já o candidato a deputado federal Sinval Malheiros Pinto Júnior (PV), que obteve 59.209 votos, perderá a vaga devido às alterações.

Paulo Maluf conseguiu uma liminar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que garantiu a sua diplomação. O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) reviu a condenação que serviu de fundamento para que o TRE-SP indeferisse o registro de candidatura de Maluf com base na Lei da Ficha Limpa.

Com a nova totalização, o quociente eleitoral para o cargo de deputado federal passou de 305.589 para 313.062, e deputado estadual de 227.595 para 227.319. Como ainda existem recursos a serem julgados no TSE, poderá haver outra contagem e nova alteração dos dados divulgados ontem.

Deputados estaduais

Entre os candidatos para assumir um posto na Assembleia Legislativa de São Paulo, Geraldo Antonio Vinholi (PSDB/DEM), com 62.580 votos, e José Roberto Tricoli (PV) com 47.713 passam à condição de eleito. Tricoli teve sua votação considerada nula, pois seu registro de candidatura foi negado pelo Tribunal paulista. Agora, com a reforma da decisão no TSE, seus votos foram validados.

Com a decisão, os candidatos a deputado estadual Itamar Francisco Machado Borges (PMDB), com 79.195 votos, e Maria Regina Gonçalvez (PV), com 37.618 votos, perdem a vaga.

Outras mudanças ocorreram como nova totalização do TRE-SP. Geraldo Vinholi, que na última totalização passou a ocupar a 1ª suplência de seu partido, volta à condição de eleito. Itamar Borges assume a 1ª suplência porque o candidato a deputado estadual Uebe Rezeck (PMDB), que era suplente, teve o registro indeferido no TSE, e seus votos foram considerados nulos.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasCongressoMetrópoles globaisPartidos políticosPolítica no BrasilPV — Partido Verdesao-paulo

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas