Brasil

Eleição da Câmara: Baleia Rossi está otimista com união de centro-esquerda

O candidato à presidência da Câmara se reuniu mais cedo com líderes e presidentes dos partidos da oposição para debater o apoio à sua candidatura

Na reunião, as siglas cobraram de Baleia compromisso para a livre atuação da esquerda na Câmara (Câmara dos Deputados/Luis Macedo/Agência Câmara)

Na reunião, as siglas cobraram de Baleia compromisso para a livre atuação da esquerda na Câmara (Câmara dos Deputados/Luis Macedo/Agência Câmara)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 28 de dezembro de 2020 às 19h09.

Apesar da indefinição do apoio da oposição, o candidato à presidência da Câmara deputado Baleia Rossi (MDB-SP) se disse "muito otimista pela união do centro com a esquerda democrática" para a disputa.

Ele se reuniu mais cedo com líderes e presidentes dos partidos da oposição para debater o apoio à sua candidatura.

Na reunião, as siglas cobraram de Baleia compromisso para a livre atuação da esquerda na Câmara. Segundo participantes, Rossi se comprometeu com os pedidos, mas não foi batido o martelo sobre o apoio dos partidos. PT, PDT, PSB e PCdoB devem ainda realizar reuniões internas e das bancadas com Baleia. Os partidos querem também a garantia de participação na Mesa Diretora da Câmara antes de firmar o compromisso.

"Acabamos agora uma reunião muito produtiva com a esquerda democrática onde podemos reafirmar os nossos pontos convergentes de defesa da democracia, das instituições de uma pauta de defesa do meio ambiente, das liberdades", disse Baleia em vídeo publicado no Twitter. "A democracia prevê um amplo e permanente diálogo. Cada líder, presidente de partido vai se reunir com a sua bancada, mas saio muito otimista pela união do centro com a esquerda democrática para a gente poder caminhar nessa candidatura."

 

 

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosEleições

Mais de Brasil

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia