Brasil

El País alerta para violência em Salvador

Cidade-sede da Copa de 2014 registrou 149 homicídios no mês de março


	Elevador Lacerda, ponto turístico da capital baiana: em um mês, cidade registrou 678 roubos
 (Creative Commons/Divulgação)

Elevador Lacerda, ponto turístico da capital baiana: em um mês, cidade registrou 678 roubos (Creative Commons/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de junho de 2013 às 18h06.

São Paulo – A menos de uma semana da Copa das Confederações, o El País publicou uma reportagem alertando sobre a violência na capital baiana. Em "Salvador registra 149 homicídios em um mês", o foco são os perigos de uma das cidades-sedes do torneio que começa no próximo sábado.

O jornal espanhol apresenta Salvador como a  "Meca do turismo internacional", mas lembra os números preocupantes da cidade na área de segurança pública. Apenas no mês de março, foram 41 estupros, 64 assaltos a ôniibus, 84 tentativas de assassinato, 149 homicídios e 678 roubos, de acordo com a publicação. 

"Calcula-se que mais de 4 mil policiais rodearão o estádio Fonte Nova para escoltar autoridades e delegações estrangeiras", afirma a reportagem. Durante a Copa das Confederações, Salvador irá abrigar as partidas Uruguai x Brasil (20/6), Brasil x Itália (22/6) e a disputa de terceiro lugar do torneio (30/6).

Investimentos

De acordo com o Portal da Transparência, cerca de 700 milhões de reais devem ser investidos em Salvador, cidade-sede da Copa das Confederações e do Mundial de 2014.

Desse total, uma parte deve ser alocada nas duas únicas ações de segurança pública programadas para a cidade. São elas a cessão de um prédio para a instalação do Centro de Comando e Controle Regional e a instalação de câmeras de monitoramento. Entretanto, os serviços ainda não foram contratados, nem têm previsão de orçamento.

Segundo dados do Mapa da Violência 2013, o número de óbitos por armas de fogo em Salvador entre 2000 e 2010 cresceu 157,8%. Outra preocupação da Fifa em relação à capital baiana é a mobilidade urbana – prejudicada em função das obras na cidade. Visando minimizar possíveis problemas, shows serão realizados antes dos jogos para antecipar a ida dos torcedores aos estádios.

Em entrevista na última segunda, o ministro dos esportes Aldo Rebelo deu nota 9 aos preparativos para a Copa das Confederações. De acordo com levantamento internacional, o Brasil está entre os cinco países que mais gastam com violência - por ano, são 375 bilhões de reais.

Acompanhe tudo sobre:Copa das ConfederaçõesEsportesFutebolSalvadorSegurança públicaViolência urbana

Mais de Brasil

Dino cobra de 10 estados relatório explicando as razões por trás dos altos indíces de incêndios

STF retoma julgamento sobre ampliação do foro privilegiado; mudança pode impactar casos de Bolsonaro

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio