Brasil

Curtas – uma seleção do mais importante no Brasil e no mundo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que seu país estaria em guerra com a Coreia do Norte se não fosse por ele

Trump: no Twitter, o presidente americano disse que o diálogo com o país coreano estava sendo positivo e que o continente asiático agradecia por isso (Shannon Stapleton/Reuters)

Trump: no Twitter, o presidente americano disse que o diálogo com o país coreano estava sendo positivo e que o continente asiático agradecia por isso (Shannon Stapleton/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2018 às 06h54.

Última atualização em 4 de julho de 2018 às 07h11.

Eike é condenado a 30 anos de prisão

O empresário Eike Batista foi condenado a 30 anos de prisão em regime fechado pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, nesta terça-feira. Os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro foram os motivos da primeira condenação do empresário. Acusado de fazer pagamentos indevidos no valor de 16,5 milhões de dólares ao ex-governador fluminense Sérgio Cabral, em 2011, e de tentar ocultar a propina por meio de uma operação de lavagem de dinheiro. Em sua sentença, Bretas afirmou que o empresário “passou dos limites dos interesses administrativos e empresariais, e que suas práticas contaminaram o ambiente de negócios e a reputação do empresariado brasileiro”. No mesmo processo, Cabral também foi condenado a 22 anos e oito meses em regime fechado, pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Valor de mercado menor

Uma pesquisa da Economatica e encomendada pela EXAME mostrou que a Ambev foi a companhia que mais perdeu valor de mercado no primeiro semestre deste ano. Em janeiro, a empresa era avaliada em 334,31 bilhões de reais. Já em junho, o valor de mercado era de 282,59 bilhões de reais, ou seja uma perda de mais de 50 bilhões de reais. Em segundo lugar, apareceu o banco Bradesco, com perda de 28 bilhões de reais em seis meses. O banco terminou o primeiro semestre deste ano valendo 171,60 bilhões de reais. No terceiro lugar está a Cielo. A companhia viu seu valor de mercado passar de 63,83 bilhões de reais para 44,84 bilhões de reais, uma redução de quase 19 bilhões de reais.

Petrobras paralisa vendas

A Petrobras decidiu suspender os processos de venda de sua participação em ativos de refino e logística, depois da decisão cautelar do ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski, que impediu que o governo venda, sem autorização do Legislativo, o controle acionário de empresas públicas de economia mista, como é o caso de Petrobras. A Petrobras diz, em fato relevante, que avalia medidas cabíveis em prol dos seus interesses e de seus investidores. Lançados em abril, os processos para a formação de parcerias em refino da estatal englobavam a alienação de 60% de refinarias na Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e Paraná por meio da criação de subsidiárias e, depois, alienação de suas ações. Também foram suspensos os processos que envolviam desinvestimentos na Araucária Nitrogenados, e a alienação de 90% das ações da subsidiária Transportadora Associada de Gás (TAG). A decisão pode ameaçar a meta de desinvestimento da companhia.

Empresas contra cartel do câmbio

Um levantamento publicado pelo jornal Folha de São Paulo, nesta terça-feira, mostrou que ao menos 14 empresas entraram na justiça contra uma suposta formação de cartel de instituições financeiras, que atuavam no controle do câmbio. Segundo a reportagem, Vale, Braskem, Usiminas, Gol, Odebrecht e OceanAir foram algumas das empresas a acusar os bancos de combinar a taxa que cobraram dos clientes —empresas brasileiras— em operações com moeda estrangeira. A investigação ocorre desde 2015, e está sob responsabilidade do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). As empresas, porém, temem que as investigações sejam encerradas por prescrição, uma vez que, ao completarem três anos, multas e outras punições não podem mais ser aplicadas. Entre os bancos investigados estão: Credit Suisse, Barclays, JPMorgan, Morgan Stanley, Standard Chartered e Bradesco. BTG, Itaú e Santander são investigados também por manipulação onshore (com o real).

Lula critica Fachin em carta

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou em manifesto divulgado nesta terça-feira o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), por decisões monocráticas em pedidos feitos por sua defesa na corte e reafirmou sua candidatura à Presidência da República na eleição de outubro. “Tudo isso me leva a crer que já não há razões para acreditar que terei Justiça, pois o que vejo agora, no comportamento público de alguns ministros da Suprema Corte, é a mera reprodução do que se passou na primeira e na segunda instâncias”, escreveu o ex-presidente. No documento, lido pela presidente nacional da sigla, a senadora Gleisi Hoffmann, durante reunião da Executiva Nacional do PT, em Brasília, Lula destacou: “Se não querem que eu seja presidente, a forma mais simples de o conseguir é ter a coragem de praticar a democracia e me derrotar nas urnas. Por isso, até que apresentem pelo menos uma prova material que macule minha inocência, sou candidato a Presidente da República. Desafio meus acusadores a apresentar esta prova até o dia 15 de agosto deste ano, quando minha candidatura será registrada na Justiça Eleitoral.”

Pertence quer sair

Segundo coluna da Folha de S.Paulo, Sepúlveda Pertence, ex-presidente do STF e hoje advogado de Lula, disse a colegas, durante o fim de semana, que, por ele, já estaria fora da defesa do ex-presidente. Pertence havia afirmado que sairia da defesa depois que Cristiano Zanin desautorizou o pedido de concessão de prisão domiciliar para Lula. Segundo a coluna, Pertence só permanecerá na banca se for conquistado pelo “charme e simpatia” de Lula. Eles devem se reunir na sexta-feira ou na próxima semana.

Alckmin otimista

O pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, Geraldo Alckmin, afirmou que, com alianças que envolveriam quatro partidos, ele começará a campanha com 20% do horário eleitoral de rádio e TV. O tucano não quis revelar quais são os partidos aliados, apenas disse que o DEM não está entre eles. “Vou deixar para que esses outros quatro partidos se manifestem”, disse. O Estadão apurou que entre esses quatro citados estão PV e PSD.A afirmação foi feita depois de falar com estudantes da FGV, em São Paulo, nesta terça. Amanhã, o tucano participará de um jantar com em Brasília com dirigentes do chamado Centrão, com DEM, PP, PRB e Solidariedade, num encontro decisivo para fechar uma aliança com o DEM —visto como prioritário pela campanha tucana.

Meses para o resgate

Oficiais das Forças Armadas da Tailândia afirmaram que o time encontrado em uma caverna na região norte pode permanecer no local durante meses antes de serem resgatados. Em comunicado, o capitão das Forças Armadas, Anand Surawan, afirmou que água e alimento serão enviados aos 12 adolescentes e ao técnico de futebol enquanto as equipes drenam a água da caverna. As galerias de acesso à cavidade onde o grupo permanece preso, estão completamente inundadas, sendo impossível realizar o resgate imediatamente. Além da inundação, outro impedimento são as numerosas passagens estreitas inundadas ao longo da caverna, que é a quarta mais extensa da Tailândia com cerca de 10 quilômetros de extensão e frequentes mudanças de nível. Ontem, o governo tailandês confirmou ter encontrado o grupo com vida. Eles não apresentam problemas críticos de saúde, após serem examinados por um grupo de médicos. Os jovens e o técnico entraram na caverna no dia 23 de junho após um treino, e pouco depois começou um temporal que inundou o trecho inicial, o que impediu que eles conseguissem sair.

EI perde mais um membro

Um filho do líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, foi morto na cidade de Homs, na Síria. Um comunicado publicado pelo canal do grupo terrorista, afirma que Hudayfah al-Badri, filho do califa, foi morto em uma operação contra os nusayriyyah (comunidade alauita da Síria ) e os russos na usina termelétrica de Homs. A região sudeste, onde se localiza Homs, tem sido alvo da nova operação do governo sírio de retomada do poder do país. Na semana passada, a província de Deraa, próxima à Homs, foi reconquistada pelo governo do presidente Bashar Al Assad. A Síria está em guerra civil desde 2011. Estima-se que mais de 350.000 pessoas tenham morrido, vítimas dos conflitos no país

EUA sem guerra “graças a Trump”

O presidente dos Estados Unidos afirmou que seu país estaria em guerra com a Coreia do Norte se não fosse por ele. No Twitter, Trump disse que o diálogo com o país coreano estava sendo positivo e que o continente asiático agradecia por isso. Trump se encontrou com o presidente norte-coreano, Kim Jong-un, no mês passado, para discutir o processo de paz entre os países, e a desnuclearização norte-coreana. O encontro, que ocorreu em Singapura, foi considerado histórico, já que Trump foi o primeiro presidente dos Estados Unidos a se encontrar com um líder norte-coreano, desde 2009. No ano passado e antes do encontro, os líderes trocaram ameaças bélicas, que preocuparam o mundo todo.

Acompanhe tudo sobre:Exame Hoje

Mais de Brasil

STF retoma julgamento sobre ampliação do foro privilegiado; mudança pode impactar casos de Bolsonaro

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura