Brasil

Educação comemora derrubada de liminares sobre Enem

O ministro Aloizio Mercadante elogiou a decisão de um tribunal que desobrigou o Inep de divulgar redações corrigidas do exame em prazo de 24 horas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2013 às 21h43.

Brasília - O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, elogiou nesta terça-feira (8) a decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, que derrubou cerca de 150 liminares que determinavam que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgasse as redações corrigidas de participantes do Enem no prazo de 24 horas.

"Quero agradecer a decisão da Justiça", disse o Mercadante, observando que não conhece "nenhum exame que tem a transparência que o Enem tem". Na sexta-feira passada, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região também havia dado vitória ao governo, revertendo decisão da Justiça do Ceará que havia concedido vista à prova de redação a um candidato.

Um acordo firmado com o Ministério Público Federal (MPF) permitirá que os estudantes tenham acesso às redações corrigidas apenas para fins pedagógicos. O Ministério da Educação (MEC) pretende divulgar os espelhos das redações no dia 6 de fevereiro.

Segundo a Advocacia-Geral da União (AGU), a manutenção das liminares poderia comprometer o cronograma do exame, prejudicando todos os candidatos inscritos. Em nota, a AGU diz que "as liminares também violam o princípio da isonomia e põem em xeque a situação de milhares de estudantes, uma vez que o Inep e a União elaboraram um planejamento seguro e confiável para implementar os compromissos assumidos".

"A AGU reforçou na ação que vários vestibulares e exames comumente aplicados não contém qualquer previsão de recurso das provas de redação em seus editais", informou o órgão. O MEC aumentou o rigor na correção das redações no ano passado, reduzindo a discrepância de notas que leva a um terceiro corretor de 300 para 200 pontos.

Acompanhe tudo sobre:Aloizio MercadanteEducaçãoEducação no BrasilEnemMEC – Ministério da EducaçãoPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas