Brasil

Eduardo Suplicy, deputado estadual, é internado no RJ com arritmia cardíaca após mal-estar

Deputado passou mal no Rio de Janeiro, onde participa de um evento global sobre renda básica

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 27 de agosto de 2025 às 10h28.

O deputado estadual Eduardo Suplicy (PT) precisou ser internado às pressas no Hospital Niterói D´Or após um quadro de mal-estar. O petista passou mal nesta terça-feira e foi encaminhado do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em Maricá, para Niterói.

Segundo o hospital, Suplicy foi prontamente atendido nesta quarta-feira e, após exames, teve identificada uma arritmia cardíaca. O parlamentar encontra-se lúcido, orientado, estável e se alimentando normalmente. A informação obtida por O Globo apurou que Suplicy deve sofrer uma cirurgia de implante de marca-passo.

Histórico médico e diagnóstico de Parkinson

Em setembro de 2023, Suplicy revelou ter sido diagnosticado com Parkinson e iniciado tratamento com Cannabis medicinal. O petista, hoje com 84 anos, afirmou que a doença foi detectada em estágio inicial, com sintomas leves.

Suplicy participava do 24º Congresso da Rede Mundial de Renda Básica (Basic Income Earth Network - BIEN), que tem como tema "Renda Básica e Economia Solidária: Novos Horizontes para a Proteção Social". O evento ocorre em Maricá e Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Sua luta pela instituição da renda básica universal é reconhecida como fundamental para o combate à desigualdade social. Sua personalidade também é descrita como autêntica.

Reconhecimento e importância do congresso

Segundo os organizadores, o evento é reconhecido como o mais importante congresso global sobre renda básica e está tendo sua segunda edição na América Latina. A primeira edição na América Latina foi realizada em 2010, na Universidade de São Paulo (USP). A mais recente edição do evento ocorreu na Inglaterra, em 2024.

A escolha das cidades de Maricá e Niterói como sede do evento se deu pela experiência pioneira dessas cidades na implementação de políticas públicas transformadoras, como programas locais de renda básica de cidadania, moedas sociais e iniciativas de economia solidária. Além de Suplicy, o evento contou com a presença de nomes como Pablo Yanes, Sarath Davala, Hilde Latour, Louise Haagh e Laura Carvalho, entre outros.

Carreira política e popularidade

Eleito com 807 mil votos para a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) em 2022, Suplicy é um dos parlamentares mais populares do PT. Em 2022, o nome mais votado do partido para a Câmara dos Deputados foi Gleisi Hoffmann, com 261 mil votos.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosRio de Janeiro

Mais de Brasil

Anvisa suspende diurético bastante usado em hospitais após suspeita de presença de caco de vidro

Após alta, Bolsonaro pede ao STF para receber quatro aliados

Com PEC da Blindagem e anistia no foco, isenção do IR fica em segundo plano na Câmara

PEC da Blindagem: Câmara aprova volta do voto secreto para dar aval a processos contra parlamentares