Brasil

Edital do trem-bala será publicado no dia 26 de novembro

A informação consta no balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, divulgado hoje (19) pelo governo federal


	Trem-bala de Pequim 4: a Empresa de Planejamento e logística (EPL) será sócia do projeto e terá 10% de participação no empreendimento
 (China Photos/Getty Images)

Trem-bala de Pequim 4: a Empresa de Planejamento e logística (EPL) será sócia do projeto e terá 10% de participação no empreendimento (China Photos/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2012 às 17h34.

Brasília - Depois de ter sido adiado pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL), o edital do leilão para o trem de alta velocidade (TAV) deverá ser publicado no próximo dia 26. A informação consta no balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, divulgado hoje (19) pelo governo federal. A publicação do edital deveria ter ocorrido em outubro, conforme previsão anterior. O trem-bala ligará os municípios do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Campinas.

Como as tentativas de licitações anteriores – que buscaram grupos interessados em tocar o projeto como um todo – não despertaram interesse das empresas, o governo federal decidiu dividir o processo em duas partes: uma para escolher os responsáveis pela fabricação dos trens e a operação do sistema (incluindo o fornecimento de tecnologia do veículo) e outra para selecionar a empresa responsável pela construção do projeto.

O leilão deverá ocorrer em 29 de maio de 2013. A empresa ou consórcio vencedor será o que apresentar a melhor oferta, levando em consideração a relação entre valor de outorga e valor para construção de túneis, pontes, viadutos e do próprio trem, além da transferência de tecnologia, manutenção e operação do veículo.

A Empresa de Planejamento e logística (EPL) será sócia do projeto e terá 10% de participação no empreendimento. A estatal será responsável pela apresentação do projeto executivo do trem e pela escolha da empresa encarregada da construção, em etapa posterior, da infraestrutura necessária para a entrada em operação do trem-bala.

Acompanhe tudo sobre:FerroviasLeilõesSetor de transporteTransporte públicoTransportesTrem-balaTrens

Mais de Brasil

Fachin é eleito presidente do STF pelos próximos dois anos; Moraes será o vice

Anatel deixa de exigir uso do prefixo 0303 em ligações de telemarketing

Comissão da Câmara aprova aumento de pena para aliciamento de menores nas redes após vídeo de Felca

Lula diz que 'ninguém está desrespeitando direitos humanos' no Brasil, após relatório dos EUA