Brasil

Edital do leilão 5G será votado pelo TCU em agosto, diz ministro

A aprovação do texto do edital pelo TCU é um dos últimos passos para que o leilão bilionário possa ocorrer

 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

R

Reuters

Publicado em 14 de julho de 2021 às 17h50.

O edital do leilão de frequências para o serviço de telecomunicações 5G será votado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em meados de agosto, afirmou nesta quarta-feira o ministro das Comunicações, Fabio Faria.

"A área técnica vai entregar no dia 8 de agosto no gabinete do relator, antecipando em um mês e quatro dias, e o relator, que teria até 15 dias para votar, também reduziu o prazo e antecipou em cinco dias", disse Faria a jornalistas.

"O edital será votado no TCU no dia 18 de agosto, às 10h, em uma reunião extraordinária", disse o ministro, acrescentando que a pauta já foi agendada pela presidente da corte, ministra Ana Arraes.

A aprovação do texto do edital pelo TCU é um dos últimos passos para que o leilão bilionário possa ocorrer. Segundo Faria, após a votação pelo TCU, o edital será encaminhado para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em até cinco dias.

Após isso, "diante da grande interação do TCU, com Anatel e o Ministério das Comunicações...em até sete dias o edital poderá ser publicado", disse o ministro. Segundo ele, a Anatel está trabalhando no edital do 5G há oito meses.

Com isso, a expectativa do governo é que todas as 27 capitais do país poderão estar com o serviço 5G em funcionamento até julho do próximo ano, disse o ministro.

Acompanhe tudo sobre:5GMinistério das ComunicaçõesTCUTelecomunicações

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP