Brasil

Economia já começou a desacelerar, diz Mantega

Ministro disse que corte no orçamento é uma das medidas do governo para conter a inflação

Guido Mantega acredita em um crescimento entre 4,5% e 5% em 2011 (Antônio Cruz/Agência Brasil)

Guido Mantega acredita em um crescimento entre 4,5% e 5% em 2011 (Antônio Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2011 às 12h47.

A economia do Brasil já começou uma desaceleração, afirmou hoje o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em teleconferência antes da reunião do G-20 (grupo das 20 maiores economias do mundo), marcada para esta semana. Segundo ele, o crescimento do País deve desacelerar para cerca de 4,5% e 5% em 2011, ante 7,5% em 2010.

Mantega admitiu que a inflação estava numa trajetória acima das metas oficiais por causa do aumento dos preços dos alimentos, mas disse que ela já mostra sinais de desaceleração. A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acelerou para 5,99% nos 12 meses até janeiro, bem acima do centro da meta de inflação oficial anual, de 4,5%.

O ministro afirmou que o governo do Brasil está praticando a política econômica contracíclica e que pode ajudar a reduzir o excesso de demanda na economia por meio dos cortes no Orçamento. Na semana passada, o governo prometeu cortar pelo menos R$ 50 bilhões no Orçamento de 2011, em seu esforço para conter a inflação.

Mantega destacou que as taxas de juros no Brasil, incluindo as de longo prazo, já começaram a subir, em resposta às expectativas de inflação mais alta, e que o Banco Central está respondendo a esta situação. Em janeiro, o BC elevou a Selic (a taxa básica de juros da economia) em 0,50 ponto porcentual, para 11,25% ao ano. O ministro disse ainda que levará as preocupações com os preços das commodities ao encontro do G-20. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrescimento econômicoDados de BrasilDesenvolvimento econômicoGuido MantegaInflaçãoPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso