Brasil

É difícil fazer plebiscito este ano, diz líder do PT

José Guimarães afirmou que existem "problemas técnicos" para que a consulta popular sobre a reforma política ocorra até outubro


	O deputado federal José Guimarães (PT): "Não podemos nos pautar só pelo que apareceu nas ruas. Estamos sintonizados com o país, e não apenas com os que foram às ruas", disse
 (Pedro França/Agência Câmara)

O deputado federal José Guimarães (PT): "Não podemos nos pautar só pelo que apareceu nas ruas. Estamos sintonizados com o país, e não apenas com os que foram às ruas", disse (Pedro França/Agência Câmara)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2013 às 14h00.

Brasília - O líder do PT na Câmara, José Guimarães, admitiu nesta quinta-feira que é "muito difícil" realizar um plebiscito neste ano para fazer a reforma política. Após participar de uma reunião com o vice-presidente Michel Temer, ministros e líderes da base aliada, no Palácio do Jaburu, Guimarães afirmou que existem "problemas técnicos" para que a consulta popular ocorra até outubro.

"Mesmo assim, o importante é que houve uma manifestação política de apoio ao plebiscito", argumentou o líder do PT na Câmara.

Ao comentar a crítica feita pelo deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), para quem o problema do governo Dilma não é de consulta popular, mas de "falta de gestão", Guimarães minimizou a polêmica.

"São vozes isoladas na bancada", reagiu o deputado. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, publicada nesta quinta, Devanir disse que "ninguém pediu o plebiscito" nos protestos das ruas. Já o deputado Geraldo Magela (PT-DF) avaliou que o plebiscito deve ser facultativo porque ninguém pode ser obrigado a votar "sem convicção".

"Não podemos nos pautar só pelo que apareceu nas ruas. Estamos sintonizados com o País, e não apenas com os que foram às ruas. A reforma é essencial para mudar o sistema político brasileiro", insistiu Guimarães.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosGoverno DilmaPartidos políticosPlebiscitoPolítica no BrasilPT – Partido dos TrabalhadoresReforma política

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP