Brasil

Dr. Furlan lidera em Macapá com 82% das intenções de voto, aponta pesquisa Gerp

Atual prefeito de Macapá tem governo aprovado por 93%. Paulo Lemos (PSOL) e Aline Gurgel (Republicanos) empatam em segundo, com 4%

O atual prefeito lidera a preferência eleitoral entre homens e mulheres com mais de 80% e em todas as faixas etárias e de renda, segundo a pesquisa (Foto: Marina Vieira/PMM)

O atual prefeito lidera a preferência eleitoral entre homens e mulheres com mais de 80% e em todas as faixas etárias e de renda, segundo a pesquisa (Foto: Marina Vieira/PMM)

Publicado em 22 de agosto de 2024 às 10h23.

Última atualização em 22 de agosto de 2024 às 10h24.

Tudo sobreEleições 2024
Saiba mais

A corrida eleitoral pela prefeitura de Macapá tem a frente o atual prefeito Dr. Furlan (MDB) que, de acordo com pesquisa Gerp, divulgada nesta quinta-feira, 22, lidera isolado com 82% das intenções de voto. O ex-deputado estadual Paulo Lemos (PSOL) e a ex-vereadora e deputada federal Aline Gurgel (Republicanos) aparecem na segunda posição, com 4%.

Os candidatos estão empatados com Patrícia Ferraz (Podemos) e Gilvam Borges (Avante) com 1% por conta da margem de erro do estudo, que é de 3,54 pontos percentuais para mais ou para menos. Os demais não pontuaram.

Intenções de voto em Macapá:

  • Dr. Furlan (MDB): 82%
  • Paulo Lemos (PSOL): 4%
  • Aline Gurgel (Republicanos): 4%
  • Patrícia Ferraz (Podemos): 1%
  • Gilvam Borges (Avante): 1%
  • Jairo Palheta (PCO): 0%
  • Gianfranco Gusmão (PDT): 0%
  • Sharon Braga (NOVO): 0%
  • Nenhum deles: 2%
  • Não sabe/Não respondeu: 6%

O atual prefeito lidera a preferência eleitoral entre homens e mulheres com mais de 80% e em todas as faixas etárias e de renda, segundo o instituto. Dr. Furlan é ainda ao nome menos rejeitado, citado criticado por apenas 4%. O governo também é aprovado pela maioria da população, com 93% de popularidade.

Já o candidato do Avante é o nome mais rejeitado por 48%, seguido pelas candidatas do Republicanos e Podemos, com 29% e 23%, respectivamente. Jairo Palheta é criticado por 22% e Paulo Lemos, Gianfranco e Sharon Braga por 21%, 19% e 16%.

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi registrada no TSE como AP-02900/2024 e realizou 800 entrevistas entre os dias 16 e 20 de agosto, usando a abordagem CATI (entrevista telefônica assistida por computador). Os entrevistados foram selecionados por cotas, em função das variáveis: sexo, faixa etária, renda do chefe do domicílio, sendo 52% do sexo feminino e 48% do sexo masculino. Quase 70% deles têm entre 25 a 59 anos. 

A maioria, 45%, tem renda de até um salário mínimo, tem como religião a católica (59%) e segundo grau completo e superior incompleto (39%). A margem de erro é de 3,54 pontos percentuais para um nível de confiança de 95,55%.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2024Pesquisas eleitoraisMacapá

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP