Brasil

Doria visita rio em Seul e defende novo olhar sobre Tietê

Até 2005, o rio na capital sul-coreana era um córrego poluído e hoje é um dos principais pontos turísticos da cidade

Doria: em 20 anos no comando do governo do Estado, porém, nenhuma gestão tucana cumpriu a promessa de despoluir os dois rios (João Doria/Divulgação)

Doria: em 20 anos no comando do governo do Estado, porém, nenhuma gestão tucana cumpriu a promessa de despoluir os dois rios (João Doria/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de abril de 2017 às 15h33.

Em visita ao Rio Cheonggyecheon em Seul, nesta quinta-feira, 13, o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), defendeu "um olhar mais ativo" do Estado e do governo federal sobre os Rios Tietê e Pinheiros. Até 2005, o rio na capital sul-coreana era um córrego poluído e hoje é um dos principais pontos turísticos da cidade.

"Esse é um bom exemplo que motiva São Paulo, cidade e Estado, e o próprio governo federal a ter um olhar mais ativo e forte em relação à recuperação e despoluição do Tietê e Pinheiros", disse Doria.

Em 20 anos no comando do governo do Estado, porém, nenhuma gestão tucana cumpriu a promessa de despoluir os dois rios.

Questionado sobre isso, Doria disse que "certamente existem razões" que justifiquem isso não ter sido feito em duas décadas. "O importante é ter um novo olhar daqui pra frente. Talvez a recuperação econômica permita investimentos privados. Vou ter uma boa conversa com o governador Alckmin sobre isso" disse Doria.

O Rio Cheonggyecheon foi recuperado entre 2003 e 2005. Nesse período, foram renovados 5,8 km de um total de 8 km com um investimento de U$ 350 milhões. A via expressa que cobria o rio foi demolida e um sistema de piscinões impede enchentes.

A recuperação mudou também o ecossistema da região. Antes, havia 62 tipos de plantas, hoje são 510. Eram 4 tipos de peixe, hoje são 25.

Depois de visitar o rio, Doria e sua comitiva embarcaram em um metrô. O prefeito comprou um bilhete e fez duas baldeações até uma estação onde um carro esperava para levá-lo ao centro tecnológico da LG.
* O repórter viajou a convite da prefeitura de Seul

Acompanhe tudo sobre:Coreia do SulJoão Doria Júnior

Mais de Brasil

Sexto voo de repatriação do Sexto voo de repatriação do Líbano chega com 212 passageiros

Campanha de Boulos cancela caminhadas com Lula por chuvas em SP

Bairros de São Paulo voltam a ter falta de energia mesmo com chuva fraca

Chuvas fortes se deslocam de São Paulo para Minas Gerais e Rio de Janeiro