Brasil

Doria institui "Dia do Vegano" no estado de São Paulo

Data será comemorada anualmente no dia 1º de novembro; governador também sancionou lei do "Dia do Designer"

João Doria: governador sancionou uma lei que institui o "Dia do Vegano" no estado de São Paulo (José Cruz/Agência Brasil)

João Doria: governador sancionou uma lei que institui o "Dia do Vegano" no estado de São Paulo (José Cruz/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 4 de setembro de 2019 às 09h19.

O governador João Doria (PSDB) sancionou na terça-feira, 3, uma lei que institui o "Dia do Vegano" no Estado de São Paulo. Com a promulgação, a data será celebrada anualmente em 1º de novembro e passa a valer ainda em 2019. A lei 17.145 foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 4. Ela tem como base o projeto de lei 451/18, do deputado Wellington Moura (PRB) inspirado no Dia Mundial Vegano, criado por uma ativista da Inglaterra há mais de 20 anos.

O projeto do deputado define como "vegano" a pessoa que adota um "conjunto de ações em todos os aspectos da vida que demonstra recusa ao sofrimento de animais". "Nenhum produto de origem animal é livre de sofrimento e é por isso que os veganos não os consomem", justifica.

Na prática, o veganismo engloba adotar uma dieta isenta de ingredientes de origem animal e evitar o consumo de produtos (como roupas de couro, por exemplo) e serviços relacionados à exploração de animais (como passeios em veículos de tração animal, por exemplo).

Também na terça-feira, o governador sancionou a Lei 17.146, que institui o "Dia do Designer" no Estado de São Paulo. A data será celebrada anualmente no dia 27 de fevereiro a partir de 2020. O texto tem como base o projeto de lei 531, de 2018, do deputado Chico Sardelli (PV). A sanção foi publicada no Diário Oficial desta quarta.

Acompanhe tudo sobre:Estado de São PauloGovernadoresJoão Doria JúniorVeganosVegetarianos

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas