Brasil

Doria estuda desativar parte da ciclovia da Rua da Consolação

Segundo a prefeitura, esse trecho é perigoso para os ciclistas por ser uma descida e ter a presença de estacionamentos e comércio nas imediações

Bike: a implantação de novas ciclovias também está em análise em outras partes da cidade (Spencer Platt/Getty Images)

Bike: a implantação de novas ciclovias também está em análise em outras partes da cidade (Spencer Platt/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 20 de abril de 2017 às 12h40.

Última atualização em 20 de abril de 2017 às 12h42.

São Paulo - O secretário municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo, Sérgio Avelleda, afirmou, em entrevista à Rádio Eldorado, na manhã desta quinta-feira, 20, estar em estudo mudanças na malha cicloviária da cidade. Uma das ciclovias que podem sofrer modificações é a da Rua da Consolação, no sentido da zona oeste em direção ao centro.

Segundo o secretário, esse trecho é perigoso para os ciclistas por ser uma descida e ter a presença de estacionamentos e comércio nas imediações. O plano de alterações nas ciclovias foi antecipado pelo jornal "Folha de S.Paulo" nesta Quinta-feira.

O secretário disse que o município procura uma via alternativa para quem costuma descer a Consolação, o que pode incluir a criação de uma nova ciclovia ou ciclofaixas - que são caminhos sinalizados para bicicletas.

Ele ressaltou, contudo, que a implantação de novas ciclovias também está em análise em outras partes da cidade e que tudo será dialogado com prefeituras regionais e ativistas.

Avelleda defende que possíveis mudanças não são uma forma de afastar os ciclistas. "A ciclovia segrega a bicicleta do carro. É indicada, recomendada e importante em vias de tráfego pesado, como as Avenidas Paulista e Faria Lima, onde há um trânsito de alta velocidade e com veículos de carga", explicou.

Para ele, nas demais vias, com baixo tráfego, basta haver maior sinalização e implantar medidas para "acalmar" o trânsito, como lombofaixas, semáforos e redução da velocidade média dos carros.

"A gente precisa entender que a bicicleta não foi feita para andar segregada nas cidades. O código de trânsito brasileiro garante aos ciclistas o direito de compartilhar espaço", defendeu.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-transitoJoão Doria JúniorSão Paulo capital

Mais de Brasil

Eduardo Bolsonaro celebra decisão do governo Trump de proibir entrada de Moraes nos EUA

Operação da PF contra Bolsonaro traz preocupação sobre negociação entre Brasil e EUA, diz pesquisa

Tornozeleira eletrônica foi imposta por Moares por “atos de terceiros”, diz defesa de Bolsonaro

Após operação da PF contra Bolsonaro, Lula diz que será candidato a reeleição em 2026