Brasil

Doria e Skaf lideram disputa para governo de SP, diz pesquisa Ibope

Segundo o levantamento, o ex-prefeito de SP tem 24% das intenções de voto, contra 19% do presidente da Fiesp - a margem de erro é de 3 p.p

Doria: a disputa efica ainda mais acirrada em um eventual segundo turno (Nacho Doce/Reuters)

Doria: a disputa efica ainda mais acirrada em um eventual segundo turno (Nacho Doce/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 25 de abril de 2018 às 08h27.

Última atualização em 25 de abril de 2018 às 11h04.

São Paulo - Pesquisa Ibope encomendada pela TV Bandeirantes mostra que o ex-prefeito da capital paulista João Doria (PSDB) e o presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf (MDB), estão tecnicamente empatados na dianteira da corrida eleitoral ao governo do Estado.

Segundo o levantamento, Doria tem 24% das intenções de voto, contra 19% de Skaf - a margem de erro é de 3 pontos porcentuais.

O petista Luiz Marinho, ex-prefeito de São Bernardo do Campo, e o atual governador paulista Márcio França (PSB) seguem bem atrás, com 4% e 3%, respectivamente.

O empresário Rogério Chequer (Novo) tem 2% e a professor Lisete Arelaro (PSOL) tem 1%. Alexandre Zeitune (Rede) não pontuou. Brancos e nulos somaram 37% e 11% não souberam citar um candidato ou não responderam.

A disputa entre Doria e Skaf fica ainda mais acirrada em um eventual segundo turno. Segundo o Ibope, ambos alcançam 32% das intenções de voto. Na simulação entre Doria e França, o tucano venceria com 39% dos votos ante 20% do atual governador.

Doria também ganharia de Luiz Marinho com 41% contra 21% na projeção de segundo turno. A última eleição a governador decidida no segundo turno foi em 2002, quando Geraldo Alckmin (PSDB) superou José Genoino (PT).

O resultado da nova pesquisa Ibope deve ser um obstáculo nas pretensões de Doria em obter o apoio do MDB à sua candidatura ao governo de São Paulo.

O ex-prefeito negocia com o presidente Michel Temer uma aliança segundo a qual Skaf concorreria a uma das vagas de sua chapa ao Senado. Esta possibilidade, no entanto, é rechaçada pelo presidente da Fiesp.

Rejeição

O Ibope mostrou também que Doria e Skaf também lideram os índices de rejeição. Segundo o levantamento, 33% dos eleitores não votariam de jeito nenhum no ex-prefeito da capital, enquanto 32% se recusam a votar no presidente da Fiesp - que já concorreu ao governo nas eleições de 2010 e 2014, quando teve o melhor desempenho (segundo lugar com 21% dos votos válidos).

A pesquisa do Ibope também mediu a intenção de voto dos eleitores paulistas para as duas vagas ao Senado, hoje ocupadas por Airton Sandoval (MDB), suplente do atual ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes (PSDB), e Marta Suplicy (MDB). O senador José Serra (PSDB) tem mais quatro anos de mandato.

Segundo a pesquisa, o apresentador de TV José Luiz Datena, com 33%, está tecnicamente empatado com o vereador da capital Eduardo Suplicy (PT), que tem 32% - dentro da margem de erro de 3 pontos porcentuais. Marta tem 25%, Marco Feliciano (Podemos) tem 14%, Aloysio, 11%, José Aníbal (PSDB), 6%, e Jilmar Tatto (PT), 4%. A pesquisa ouviu 1.008 eleitores entre 20 e 23 de abril. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2018FiespGovernadoresIbopeJoão Doria JúniorPesquisas eleitoraissao-paulo

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas