Brasil

Domingo Alzugaray, fundador da revista IstoÉ, morre aos 84 anos

Alzugaray nasceu em Victoria, pequeno município da província argentina de Entre Ríos, em 22 de novembro de 1932

Jornalismo: Alzugaray é o fundador da Editora Três e da revista IstoÉ (MorgueFile/Divulgação)

Jornalismo: Alzugaray é o fundador da Editora Três e da revista IstoÉ (MorgueFile/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 24 de julho de 2017 às 22h57.

São Paulo - Morreu nesta segunda-feira, 24, aos 84 anos, o empresário Domingo Alzugaray, fundador da Editora Três e da revista IstoÉ. O publisher estava internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. A causa da morte não foi revelada. O velório dele vai ocorrer nesta terça-feira, 25, em Itapecerica da Serra (SP).

Alzugaray nasceu em Victoria, pequeno município da província argentina de Entre Ríos, em 22 de novembro de 1932. A primeira profissão dele foi como ator de teatro e cinema, nos anos 1950.

Foi atuando em fotonovelas que ele teve contato com o mercado editorial. Produziu este segmento de revistas para a Editora Abril, onde chegou a diretor. Ele foi naturalizado brasileiro em 1966.

Em 1972, deixou a Abril e fundou a Editora Três. A IstoÉ foi lançada quatro anos depois. Além dela, a editora publica, entre outras, as revistas IstoÉ Dinheiro, Dinheiro Rural, Planeta e Motor Show.

O empresário deixa a esposa Cátia e os filhos Caco e Paula Alzugaray.

O presidente Michel Temer emitiu uma nota de pesar sobre a morte de Alzugaray. "Com a morte de Domingo Alzugaray, a imprensa e a democracia perdem um de seus baluartes. Sua atuação foi marcante", escreveu Temer.

"Em todos os setores em que atuou, sempre ocupou posição de liderança. Nossas condolências a toda a família e aos seus colaboradores, que fizeram da Editora Três uma grande ferramenta para fortalecer a cultura brasileira", conclui a nota.

Acompanhe tudo sobre:EmpresáriosMídiaMortes

Mais de Brasil

Para especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples Nacional

Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua

STF forma maioria para manter prisão de Robinho