Dom Phillips: 3 suspeitos de assassinato já estão presos. (Agência O Globo/Reprodução)
Agência O Globo
Publicado em 15 de junho de 2022 às 19h59.
Última atualização em 15 de junho de 2022 às 20h00.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, afirmou na noite desta quarta-feira que "remanescentes humanos" foram encontrados no local onde são feitas buscas pelo indigenista Bruno Araújo Pereira e pelo jornalista inglês Dom Phillips. Os dois foram vistos pela última vez em 5 de junho.
"Acabo de ser informado pela Polícia Federal que 'remanescentes humanos foram encontrados no local, onde estavam sendo feitas as escavações'. Eles serão submetidos à perícia. Ainda hoje, os responsáveis pelas investigações farão uma entrevista coletiva em Manaus", informou o ministro, no Twitter.
O desaparecimento da dupla foi alertado pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) na segunda-feira. O Vale do Javari é a região com a maior concentração de povos indígenas isolados do mundo.
Amarildo da Costa de Oliveira, conhecido como Pelado, foi preso no dia 7, e o irmão dele, Oseney da Costa Oliveira, o Dos Santos, foi detido nesta terça-feira. Uma testemunha chave afirmou ter visto Pelado carregar uma espingarda e fazer um cinto de munições pouco depois que Pereira e Phillips deixarem a comunidade de São Rafael com destino à Atalaia do Norte, na manhã do último domingo, data em que foram vistos pela última vez.
LEIA TAMBÉM: Embaixada se desculpa com família de Dom Phillips por dizer que corpos foram achados
Um relatório da PF sobre o caso, enviado ao ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), mostra trechos dos depoimentos de Pelado, que admitiu ter visto Bruno no dia do desaparecimento, e de testemunhas oculares que viram sua perseguir a embarcação de Bruno e Dom, conforme revelado pelo GLOBO.
Outro depoimento que reforça as suspeitas é o do procurador jurídico da Univaja, Eliésio Marubo, que afirma ter recebido de Bruno uma mensagem na qual temia por sua vida e que a reunião marcada com "Churrasco", poderia "dar em algum problema".
(Agência O Globo)
LEIA TAMBÉM: Polícia leva para local de buscas suspeitos de desaparecimento de Bruno Pereira e Dom Phillips