Brasil

Dólar cai e governo prepara mais medidas

Depois de se reunir ontem com empresários, Guido Mantega manifestou grande preocupação com o problema, sinalizando a adoção de novas medidas

Segundo uma fonte, Mantega e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, devem conversar na segunda-feira para fazer uma avaliação do quadro (Getty Images)

Segundo uma fonte, Mantega e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, devem conversar na segunda-feira para fazer uma avaliação do quadro (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de abril de 2011 às 10h26.

Brasília - A queda do dólar para R$ 1,61 ontem deve levar a equipe econômica a agir novamente no início na próxima semana com mais medidas para evitar uma valorização maior do real ante a moeda americana, informou ao Estado uma fonte do Ministério da Fazenda. A avaliação é de que houve uma deterioração do quadro com o aumento das apostas do mercado financeiro de que haverá mais valorização do real.

Depois de se reunir ontem com empresários, em São Paulo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, manifestou grande preocupação com o problema, sinalizando a adoção de novas medidas.

Segundo uma fonte, Mantega e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, devem conversar na segunda-feira para fazer uma avaliação do quadro. E, se for necessário, vão acionar mais um arsenal de medidas, adicionais à alta do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para empréstimos externos adotada esta semana.

“Estavam prontas medidas mais duras, que não foram acionadas”, disse a fonte, qualificando de “ruídos” informações de que o governo teria desistido de combater a enxurrada de dólares que entra no País. Uma das alternativas pode ser um novo aumento do IOF para o mercado financeiro e novas medidas restritivas ao capital externo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioDólarMoedas

Mais de Brasil

Mais de 900 mil alunos fazem a 2ª fase da Olimpíada de Matemática neste sábado

Paulinho Freire tem 50,9% e Natália Bonavides, 38,9%, no 2º turno em Natal, diz Paraná Pesquisas

Siqueira Campos tem 47,4% e Janad Valcari, 44,1%, no segundo turno em Palmas, diz Paraná Pesquisas