Brasil

Dois municípios fluminenses estão em alerta máximo

Segundo o Inea, o alerta máximo é o mais grave em uma escala de quatro níveis e significa que o rio já atingiu 80% do nível de transbordamento

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de dezembro de 2013 às 08h38.

Rio de Janeiro – Os municípios de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, e Bom Jesus do Itabapoana, no noroeste do estado, estão em alerta máximo devido ao aumento do nível de rios que cortam essas cidades.

Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que monitora a cheia dos rios no estado, o alerta máximo é o mais grave em uma escala de quatro níveis e significa que o rio já atingiu 80% do nível de transbordamento.

No caso de São João de Meriti, o problema é com o Rio Pavuna, que já transbordou e provocou enchentes no município nas chuvas dos dias 10 e 11 de dezembro.

Em Bom Jesus, a preocupação é com o Rio Itabapoana, que também transbordou em meados de dezembro, deixando desabrigados no município.

Na Baixada Fluminense, dois municípios estão em alerta, o segundo mais grave da escala do Inea, devido ao nível do Rio Capivari: Belford Roxo e Duque de Caxias.

Choveu na noite de ontem (30) no Grande Rio, provocando alagamentos na cidade do Rio e na Baixada Fluminense. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para hoje é de dia parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuvas isoladas em todo o estado.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasDesastres naturaisDeslizamentosEnchentesEstado do Rio

Mais de Brasil

Donald Trump mira e a 25 de Março reage: como comerciantes avaliam investigação dos EUA

Bolsonaro será preso? Entenda os próximos passos do processo no STF

Eduardo Bolsonaro celebra decisão do governo Trump de proibir entrada de Moraes nos EUA

Operação da PF contra Bolsonaro traz preocupação sobre negociação entre Brasil e EUA, diz pesquisa