Brasil

Dodge anuncia instituto global do MPF para o meio ambiente

De acordo com a procuradora, o objetivo do instituto será estabelecer bases de proteção da água

Raquel Dodge: para ela, é preciso deixar claro que direitos, como o acesso à água, não podem ser violados (Twitter/MP Federal/Reprodução)

Raquel Dodge: para ela, é preciso deixar claro que direitos, como o acesso à água, não podem ser violados (Twitter/MP Federal/Reprodução)

AB

Agência Brasil

Publicado em 20 de março de 2018 às 18h40.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, anunciou hoje (20), durante o 8° Fórum Mundial da Água, a proposta de criação de um instituto global do Ministério Público em prol do meio ambiente.

De acordo com a procuradora, o objetivo do instituto será estabelecer bases de proteção da água. Na avaliação de Dodge, é preciso deixar claro que direitos, como o acesso à água, não podem ser violados.

O documento teve adesão de procuradores de Portugal, França, Costa Rica, Honduras, Moçambique e República Dominicana.

"A carta estabelece a importância de termos um organismo mundial que reúna aqueles que são responsáveis por provocar o Judiciário para resolver conflitos, tratar a água como direito humano", disse a procuradora.

Durante o Fórum Mundial da Água, o Ministério Público e o Judiciário debatem melhorias na efetivação dos direitos humanos relacionas à questão ambiental. O fórum é o primeiro a contar com uma conferência exclusiva de magistrados e promotores de diversos países para discutir o direito à água e os desafios jurídicos para a proteção ambiental de fontes aquíferas.

Acompanhe tudo sobre:Dia Mundial da ÁguaMeio ambientePGR - Procuradoria-Geral da RepúblicaRaquel Dodge

Mais de Brasil

Rio usará 'legado de energia' da Olimpíada para criar hub de data centers que terá supercomputador

O que diz o projeto que proíbe uso de animais em testes de cosméticos?

Fim do diploma de papel: entenda o que mudou e quais são as novas regras

Tarcísio tem 46% das intenções de voto no 1º turno ao governo de SP em 2026, diz GERP