Brasil

Divulgadas cidades escolhidas para o Cidades Digitais

Segundo o governo, o Programa Cidades Digitais pretende modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros


	Fibras Ópticas: pelo programa, são construídas redes de fibras ópticas que fazem a conexão entre os órgãos públicos e o acesso da população a serviços de governo eletrônico
 (Clix)

Fibras Ópticas: pelo programa, são construídas redes de fibras ópticas que fazem a conexão entre os órgãos públicos e o acesso da população a serviços de governo eletrônico (Clix)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2013 às 11h02.

Brasília - O Ministério das Comunicações publicou nesta segunda-feira no Diário Oficial da União (DOU) lista de municípios que foram selecionados para receber investimentos do Programa Cidades Digitais. Segundo a portaria, os municípios serão convocados "oportunamente" pelo Ministério para assinatura de acordo de cooperação e recebimento de instruções básicas sobre os próximos passos do programa. Logo mais, às 11 horas, o ministro Paulo Bernardo presidirá evento em Brasília em que anunciará formalmente as cidades contempladas neste ano.

Segundo o governo, o Programa Cidades Digitais pretende modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros. Pelo programa, são construídas redes de fibras ópticas que fazem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso de internet.

O projeto inclui a implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde, além da capacitação dos servidores municipais para uso e gestão da rede. Outra ação do programa é a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.

As cidades que recebem essa estrutura são selecionadas por meio de edital. Em 2012, 80 cidades foram escolhidas em caráter piloto. Neste ano, o Cidades Digitais foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o que - segundo o Ministério das Comunicações - assegurou um reforço de R$ 100 milhões no orçamento do programa em 2013.

Acompanhe tudo sobre:InternetMinistério das Comunicações

Mais de Brasil

Para especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples Nacional

Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua

STF forma maioria para manter prisão de Robinho