Brasil

'Distritão' é uma negação dos partidos, diz Alckmin

Governador de São Paulo criticou neste domingo projeto de sistema político que foi rejeitado pelos deputados na semana passada


	Alckmin: Governador de São Paulo criticou projeto de sistema político que foi rejeitado por deputados na semana passada
 (Wilson Dias/Agência Brasil)

Alckmin: Governador de São Paulo criticou projeto de sistema político que foi rejeitado por deputados na semana passada (Wilson Dias/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de maio de 2015 às 13h29.

São Paulo - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, criticou neste domingo, em passagem pela convenção municipal do PSDB na capital paulista, o projeto de sistema político chamado 'distritão', no qual são eleitos os mais votados em cada Estado ou município, sem levar em conta os votos para o partido ou coligação.

O modelo, que foi rejeitado pelos deputados semana passada na votação da reforma política, dividiu o PSDB. À revelia da posição defendida pelo presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), 21 deputados tucanos votaram favoravelmente à criação do sistema do 'distritão'.

"O 'distritão' é uma negação dos partidos e exacerba personalismos", disse o governador. Segundo Alckmin, o modelo ideal é o distrital. "Ele torna as campanhas mais baratas e autênticas", afirmou.

Na votação do tema, o PSDB contou com a presença de 49 de seus 53 parlamentares, sendo que dois se abstiveram. O 'distritão', que era defendido pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foi rejeitado por 267 votos.

Acompanhe tudo sobre:Eduardo CunhaGeraldo AlckminGovernadoresOposição políticaPartidos políticosPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPSDBReforma política

Mais de Brasil

STF tem maioria para rejeitar revisão da vida toda do INSS

Acidente grave com BRT deixa mais de 60 feridos no Rio de janeiro

X cumpre ordem de Moraes e indica ao STF novo representante legal no Brasil

Quando é o próximo debate para prefeito de SP? Veja data, horário e como assistir ao vivo