Brasil

"Distritão" é consenso para 2018, diz senador tucano

O tema vai ser debatido nesta quarta-feira na comissão sobre reforma política instalada na Câmara

Ricardo Ferraço: é autor de uma das propostas que já foi aprovada no Senado e agora tramita da Câmara (Marcelo Camargo/Agência Brasil/Agência Brasil)

Ricardo Ferraço: é autor de uma das propostas que já foi aprovada no Senado e agora tramita da Câmara (Marcelo Camargo/Agência Brasil/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 9 de agosto de 2017 às 07h29.

Brasília  - O senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) afirmou nesta terça-feira, 8, que está se formando consenso em torno da proposta de se adotar o modelo chamado de "distritão" em 2018. Por esse sistema, os candidatos mais votados ao Legislativo são eleitos.

O tema vai ser debatido nesta quarta-feira na comissão sobre reforma política instalada na Câmara. Se o novo modelo for aprovado pelos deputados, ainda terá que ser analisado pelo Senado.

"O sentimento que eu tenho é que os parlamentares devem aprovar o 'distritão' para 2018 e o distrital misto a partir de 2022", disse. A declaração foi dada após participar de um jantar com deputados e senadores para discutir reforma política.

Segundo ele, o próprio relator da comissão, deputado Vicente Cândido (PT-SP), admitiu que o novo sistema vai ser aprovado. Até agora, ele não incluiu o modelo no seu relatório, mas deputados trabalham para convencê-lo a propor o "distritão" na versão final do texto que será apresentada nesta quarta-feira. O PT é contra a proposta.

Fundo. Segundo o senador, ainda há "muita divergência" sobre a criação do fundo público para financiamento de campanha. Pela proposta, será destinado um montante de R$ 3,6 bilhões para os partidos distribuírem aos candidatos.

Ferraço é autor de uma das propostas que já foi aprovada no Senado e agora tramita da Câmara, sobre o fim das coligações proporcionais e a criação de uma cláusula de barreira. Esse outro projeto deve ser analisado pela comissão instalada na Câmara nesta quinta-feira, 10.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosEleições 2018PolíticaPSDBPT – Partido dos TrabalhadoresReforma políticaSenado

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso