Brasil

Dino anuncia a criação de observatório para monitorar violência contra jornalistas

A proposta do observatório é dialogar com o Poder Judiciário "e demais instituições do sistema de Justiça e de segurança pública"

Flávio Dino: ministro também recebeu documentos com ações para promover a proteção à vida e à integridade dos profissionais da comunicação no Brasil (José Cruz/Agência Brasil)

Flávio Dino: ministro também recebeu documentos com ações para promover a proteção à vida e à integridade dos profissionais da comunicação no Brasil (José Cruz/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 17 de janeiro de 2023 às 17h58.

Última atualização em 17 de janeiro de 2023 às 18h10.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou nesta terça-feira, 17, em publicação no Twitter, que instalará o Observatório Nacional da Violência contra Jornalistas. De acordo com o ministro, a proposta do observatório é dialogar com o Poder Judiciário "e demais instituições do sistema de justiça e de segurança pública", publicou.

A criação do Observatório é um pedido antigo das entidades sindicais de jornalistas que registraram aumento das agressões à imprensa durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e acontece após encontro do ministro com entidades sindicais.

Na reunião, Dino também recebeu documentos com ações para promover a proteção à vida e à integridade dos profissionais da comunicação no Brasil. A ação vem em um momento de crise para os profissionais da imprensa.

No dia 8 de janeiro, durante atos golpistas em Brasília por bolsonaristas radicais, houve 16 casos de agressão a jornalistas segundo o levantamento da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Em seu mandato, Bolsonaro chegou a desmentir meios de comunicação e fazer ataques a profissionais de jornais da oposição. No ano passado, o ex-presidente perdeu um processo contra uma jornalista da Folha de S. Paulo por danos morais.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:Flávio DinoJornalistasMinistério da Justiça e Segurança Pública

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas