Brasil

Dilma visita mãe, que voltou a ser internada em Brasília

Nova internação é de rotina, e presidente não deve adiar embarque para Nova York

Dilma viaja para Nova York para comparecer à Assembleia Geral das Nações Unidas (Valter Campanato/Agência Brasil)

Dilma viaja para Nova York para comparecer à Assembleia Geral das Nações Unidas (Valter Campanato/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de setembro de 2012 às 18h54.

Brasília - Dilma Jane, de 88 anos, mãe da presidente da República, Dilma Rousseff, voltou a ser internada no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília. Hoje, pela manhã, a presidente visitou a mãe no hospital.

Segundo fontes do Planalto, a nova internação é de rotina e a presidente não deve adiar o embarque para Nova York, previsto para hoje à noite. Pela agenda oficial, a presidente chega a Nova York na madrugada deste domingo e terá, até quinta-feira à noite, uma agenda corrida onde se destaca a participação na 66ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Na quarta, seguindo a tradição, por ser a chefe de Estado do Brasil, Dilma fará o discurso de abertura da sessão da Assembleia da ONU.

Na segunda-feira, a equipe médica do Planalto foi mobilizada para acompanhar de perto a saúde de Dilma Jane. A mãe da presidente foi internada no HFA para se recuperar de uma embolia pulmonar, sofrida no fim de semana passado. Permaneceu no hospital até quarta-feira.

O primeiro atendimento, ainda no Alvorada, foi feito pelo médico da Presidência, Cléber Ferreira. Ela foi medicada com anticoagulantes, recomendados para evitar formação de novos trombos e dissolver o que já foi detectado. Dilma Jane mora em Brasília com a presidente e com sua irmã, Arilda.

Desde o feriado de 7 de Setembro Dilma Jane vinha tossindo com frequência e sentindo fortes indisposições, que foram inicialmente atribuídas ao ar seco e ao clima que atinge há tempos a capital federal - onde não chove há pelo menos 100 dias. No domingo, diante da persistência do quadro, o médico foi chamado ao Alvorada e, na segunda, houve a decisão de interná-la para um acompanhamento mais de perto - a idade avançada impõe mais cuidados.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffMetrópoles globaisNova YorkONUPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas