Brasil

Dilma visita ex-presidente Lula e conversa sobre o G-20

"Saio muito contente porque achei ele muito bem, muito disposto, com aquela imensa energia que o presidente tem"

O presidente Lula e Dilma Rousseff na cerimônio de balanço dos oito anos de governo (Antonio Cruz/ABr)

O presidente Lula e Dilma Rousseff na cerimônio de balanço dos oito anos de governo (Antonio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de julho de 2012 às 14h15.

São Paulo - Após a visita de mais de uma hora que fez hoje ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no hospital, a presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou estar feliz por ter encontrado Lula "muito disposto" e cheio de energia.

"Saio muito contente porque achei ele muito bem, muito disposto, com aquela imensa energia que o presidente tem. Aquela energia que ao mesmo tempo é uma combinação de força do organismo dele e da energia que sai da bondade do presidente, da alegria que ele tem de viver", disse a presidente, que ainda brincou: "Saio certa de que vamos, em janeiro (sic), ver o presidente desfilando na Gaviões da Fiel". Dilma fazia referência à escola de samba paulistana que homenageará Lula na avenida no ano que vem.

Dilma disse ter dado poucas dicas a Lula sobre a quimioterapia porque, segundo ela, cada organismo reage de um jeito ao tratamento. A presidente usou uma gripe que a acomete para exemplificar. "Eu saí de Brasília, fazia uns 9 graus. Parei com o presidente Lula em Manaus, onde fazia 42 graus à sombra. Eu peguei a gripe. Ele tá inteiro e forte ainda".

A presidente disse ter sofrido muito com seu próprio tratamento - ela teve um linfoma, descoberto em 2009, e também passou por sessões de quimioterapia -, mas afirmou ter certeza de que Lula terá capacidade para superar o dele.


Dilma contou que conversou sobre vários assuntos com Lula, e não apenas sobre a quimioterapia. A presidente afirmou que Lula quis discutir o G20 e o desempenho dos países da zona do Euro, que sofrem com a crise financeira e econômica mundial.

"O presidente é uma pessoa que olha pra fora, não fica triste olhando pra dentro. Ele olha pra fora, olha pro mundo, olha pra vida. E é pra isso que ele dá importância. A conversa com o presidente é sempre uma conversa alegre, muito diversa, e sempre dos temas do país, do mundo".

Dilma sustentou também que Lula demonstrou preocupação com críticas que vêm sendo feitas a contratos do programa Minha Casa Minha Vida.

A presidente disse ainda que Lula está com um humor "maravilhoso excepcional", e com "aquela alegria dele". Dilma sustentou ainda que o ex-presidente poupou a voz na conversa, pois falou em tom baixo. "Mas de repente ele sai do tom e fala mais alto".

Dilma encerrou a entrevista dizendo ter certeza de que Lula sairá "inteiro" do tratamento e ainda "contribuirá muito" com o Brasil.

"O povo brasileiro que torce por ele, que quer que ele melhore, pode ter certeza de que ele é um guerreiro, que vai sair de mais esse desafio inteiro, feliz e vai ainda dar muita contribuição para o nosso País".

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso