Brasil

Dilma viaja a Londres para promover o Brasil nos Jogos

Até o próximo sábado, Dilma tem uma intensa agenda de reuniões para tratar assuntos econômicos, esportivos, científicos, educativos e turísticos

Dilma Rousseff: A presidente, que embarcou da Base Aérea de Brasília e deve chegar a Londres amanhã, viajou acompanhada de ministros (Ueslei Marcelino/Reuters)

Dilma Rousseff: A presidente, que embarcou da Base Aérea de Brasília e deve chegar a Londres amanhã, viajou acompanhada de ministros (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de julho de 2012 às 19h30.

Brasília - A presidente Dilma Rousseff embarcou nesta terça-feira para o Reino Unido, onde ficará quatro dias e acompanhará a abertura dos Jogos Olímpicos de Londres para promover o Brasil como destino turístico diante da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíadas de 2016, que será realizada no Rio de Janeiro.

Até o próximo sábado, Dilma tem uma intensa agenda de reuniões para tratar assuntos econômicos, esportivos, científicos, educativos e turísticos, incluindo o encontro desta quarta com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, informaram fontes diplomáticas.

A presidente, que embarcou da Base Aérea de Brasília e deve chegar a Londres amanhã, viajou acompanhada dos ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota; do Esporte, Aldo Rebelo; do Turismo, Gastão Vieira; da Educação, Aloizio Mercadante, e da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp.

A comitiva que acompanha Dilma também conta com o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, e o do Banco Central, Alexandre Tombini, além da secretária de Comunicação Social, Helena Chagas.

Fontes da Presidência indicaram à Agência Efe que a comitiva liderada por Dilma partiu de Brasília às 16h20 e o voo devera realizar uma escala técnica em Natal, no Rio Grande do Norte.

A presidente brasileira, em sua qualidade de chefe de Estado do país que organizará os próximos Jogos Olímpicos, planeja promover o Brasil como destino de investimentos e de turistas com vistas na Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

Seu primeiro compromisso oficial será o encontro com Cameron, com quem pretende discutir a crise econômica internacional e os efeitos da atual conjuntura europeia no governo brasileiro.


Isso porque, em diferentes pronunciamentos, a presidente criticou as medidas de ajuste fiscal adotadas por alguns países europeus para fazer frente à crise, que, segundo Dilma, freiam o crescimento, elevam o desemprego e restringem a demanda de produtos de países em desenvolvimento.

Segundo um comunicado do Ministério das Relações Exteriores, Dilma e Cameron abordarão assuntos da agenda bilateral, como comércio e investimentos, educação, ciência, energia e infraestrutura, mas com ênfase nos esportes.

''A cooperação entre Brasil e Reino Unido na área de esportes é estratégica para a preparação dos Jogos Olímpicos de 2016 e inclui desde oportunidades comerciais até legados sociais, econômicos e esportivos'', segundo a nota.

Dilma também terá um encontro com o líder do opositor Partido Trabalhista, Ed Miliband.

Na quarta-feira na noite, Dilma deverá comparecer ao London Filme Museum para apresentar uma campanha do Instituto Brasileiro de Turismo que possui intenção de promover os diferentes destinos turísticos do país no exterior.

Na quinta, Dilma se dirigirá ao Museu de Ciências de Londres para acompanhar um ato que terá o cosmólogo Stephen Hawking como interlocutor. Estudantes brasileiros que realizam especializações no Reino Unido graças ao programa Ciências sem Fronteiras também estarão no evento.


Neste mesmo dia, os governos assinarão um compromisso para que os estudantes brasileiros beneficiados pelo programa Ciências sem Fronteiras também possam aspirar a cursos nas universidades britânicas.

Dilma também participará da cerimônia de inauguração da Casa Brasil, montada pelo Governo brasileiro em Londres para promover os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

A presidente, que almoçará na sexta-feira com alguns dos atletas brasileiros que disputarão os Jogos Olímpicos, também terá uma reunião em Londres com o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge.

Na sexta-feira, antes de comparecer à cerimônia de inauguração dos Olímpicos de Londres 2012, Dilma participará de uma recepção oferecida pela rainha Elizabeth II no Palácio de Buckingham aos chefes de Estado e do Governo de diferentes países presentes na capital britânica.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffEsportesGoverno DilmaOlimpíada de Londres 2012OlimpíadasPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Explosões em Brasília são investigadas como ato terrorista, diz PF

Sessão de hoje do STF será mantida mesmo após tentativa de atentado

Moraes diz que tentativa de atentado em Brasília não é um fato isolado

Moraes autoriza buscas em endereços associados a homem morto em tentativa de atentado