Brasil

Dilma veta financiamento empresarial de campanhas eleitorais

Também foi vetado o dispositivo que determinava a impressão dos votos dos eleitores pela urna eletrônica


	Veto de Dilma Rousseff: também foi vetado o dispositivo que determinava a impressão dos votos dos eleitores pela urna eletrônica
 (Reprodução/TV ONU)

Veto de Dilma Rousseff: também foi vetado o dispositivo que determinava a impressão dos votos dos eleitores pela urna eletrônica (Reprodução/TV ONU)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de setembro de 2015 às 12h36.

A presidenta Dilma sancionou com vetos a lei da minirreforma eleitoral. A nova legislação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União, na noite desta terça-feira (29).

Dentre os vetos, está o inciso que permite a doação de empresas para campanhas eleitorais de candidatos, repassadas por meio de partidos políticos ou comitês financeiros das coligações.

Também foi vetado o dispositivo que determinava a impressão dos votos dos eleitores pela urna eletrônica.

Dilma Rousseff decidiu vetar o financiamento empresarial de campanhas devido à decisão do Supremo Tribunal Federal do último dia 17 de setembro.

Nas justificativas dos vetos, a presidenta alega que ouviu o Ministério da Justiça e a Advocacia-Geral da União, segundo os quais esse tipo de contribuições financeiras confrontariam a "a igualdade política e os princípios republicano e democrático".

De acordo com mensagem presidencial encaminhada ao Congresso, com as razões do veto, o Tribunal Superior Eleitoral estimou em R$ 1,8 bilhão os custos com o registro impresso dos votos dos eleitores.

Por conta desses "altos custos" da implementação da medida, o dois artigos sobre o tema foram vetados pela presidenta.

O projeto de lei 5735/2013 foi aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado no início do mês. Com a decisão de Dilma, os parlamentares devem se reunir em sessão solene do Congresso Nacional para analisar os vetos, podendo derrubá-los ou não.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffEleiçõesLegislaçãoPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Lula discursa hoje em evento dos Brics que acontecerá no Itamaraty

Lula demite Nísia; Padilha assumirá Ministério da Saúde

Defesa Civil emite alerta severo de chuvas para São Paulo na tarde desta terça

Tarcísio diz que denúncia da PGR contra Bolsonaro 'não faz sentido nenhum' e critica 'revanchismo'