Brasil

Dilma sobrevoará áreas afetadas por rompimento de barragem

A presidente irá sobrevoar as cidades de Mariana e Colatina, atingidas pelo rompimento de barragem da Samarco


	Dilma Rousseff sobrevoando o Espírito Santo: a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, irá com a presidente
 (Agência Brasil)

Dilma Rousseff sobrevoando o Espírito Santo: a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, irá com a presidente (Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de novembro de 2015 às 17h37.

Brasília - A presidente Dilma Rousseff irá na quinta-feira sobrevoar as cidades de Mariana (MG), onde fica o distrito de Bento Rodrigues, destruído pelo rompimento das barragens de rejeitos da mineradora Samarco há uma semana, e Colatina (ES), que deve ser ainda atingida pela lama vinda pelo Rio Doce, informou a Presidência.

Havia a expectativa que a presidente fosse ao local da tragédia logo depois, ainda no último final de semana, o que não aconteceu.

Desde então, Dilma vem sendo cobrada nas redes sociais. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, irá com a presidente.

O rompimento da barragem aconteceu há uma semana e destruiu completamente o distrito de Bento Rodrigues. Até agora, já foram confirmadas oito mortes e 21 pessoas ainda estão desaparecidas.

Em entrevista nesta quarta-feira, Izabella confirmou que o governo analisa punições às empresas envolvidas. “A responsabilidade ambiental é da empresa”, afirmou a ministra, acrescentando que os governos federal e estadual estão estudando a base legal para tomar as providências.

O ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, se reunirá com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, para tratar da situação em Mariana. O governo quer encontrar meios de responsabilizar a Samarco e a Vale pela reconstrução das cidades atingidas e pela manutenção do abastecimento de água em toda a região.

A Samarco é uma joint venture da Vale com a mineradora anglo-australiana BHP Billiton. Uma decisão da Justiça de Minas Gerais determinou que a empresa já mantenha o abastecimento de Governador Valadares, uma das cidades banhadas pelo rio Doce, que foi Contaminado pela lama da barragem destruída. 

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffEmpresasMinas GeraisMineradorasPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresSamarco

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas