Brasil

Dilma se reúne com o PMDB para tentar resolver crise

A presidente realiza nesta segunda-feira duas reuniões com a cúpula do principal partido aliado do PT no governo


	Dilma Rousseff e o vice Michel Temer: desde as 9h40 de hoje, Dilma está reunida com o vice-presidente, Michel Temer, presidente licenciado do PMDB
 (REUTERS/Ueslei Marcelino)

Dilma Rousseff e o vice Michel Temer: desde as 9h40 de hoje, Dilma está reunida com o vice-presidente, Michel Temer, presidente licenciado do PMDB (REUTERS/Ueslei Marcelino)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de março de 2014 às 11h25.

Brasília - Em mais uma rodada de conversa para debelar a crise com o PMDB, a presidente Dilma Rousseff realiza nesta segunda-feira, 10, duas reuniões com a cúpula do principal partido aliado do PT no governo.

Desde as 9h40 de hoje, Dilma está reunida com o vice-presidente, Michel Temer, presidente licenciado do PMDB, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e os líderes do governo, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), e do PMDB na Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE).

O encontro, que também tem a participação dos ministros responsáveis pela articulação política do governo, Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais), visa discutir as demandas da bancada do PMDB no Senado.

Às 10h30, a presidente Dilma faz uma nova reunião para tratar, desta vez, dos problemas de articulação política do Planalto com a bancada do PMDB na Câmara, maior foco da rebelião peemedebista. Participarão o presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e o presidente em exercício do PMDB, senador Valdir Raupp (RO).

Na Câmara, a insatisfação envolve pedidos por mais cargos na máquina pública, acusações de que o Planalto dispensa tratamento diferenciado ao PT e problemas com a liberação de emendas parlamentares. Já no Senado, os peemedebistas querem a indicação do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) para um ministério.

O pleito inicial era pelo posto de ministro da Integração Nacional, o que ampliaria a presença peemedebista na Esplanada, mas a presidente ofereceu ao senador paraibano o Ministério do Turismo.

Depois das reuniões com a cúpula do PMDB, a presidente deve receber ainda nesta manhã o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, também do PMDB. Em seguida, às 13 horas, ela parte para São Paulo, onde participa de cerimônia de lançamento da Vacinação Nacional contra o HPV, no Jardim Esmeralda.

No final da tarde, a presidente Dilma Rousseff viaja para o Chile, onde acompanhará, na terça-feira, 11, a posse da presidente eleita do país Michelle Bachelet.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffMDB – Movimento Democrático BrasileiroMichel TemerPartidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Defesa Civil de SP emite alerta "severo" devido às fortes chuvas que atingem a cidade nesta sexta

MP investiga déficit de servidores no Cemaden, órgão que monitora as enchentes do Brasil

Segundo governo Trump e as oportunidades para o Brasil

Em meio à crise, diretor-executivo da Fundação IBGE+ entrega o cargo