Brasil

Dilma sanciona MP que reduz burocracia em ajuda a áreas

Presidente publicou medida provisória que reduz a burocracia e permitem atender de forma mais rápida às regiões afetadas por desastres naturais

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de dezembro de 2013 às 09h08.

Brasília - A presidente Dilma Rousseff publicou nesta quinta-feira uma medida provisória (MP) que reduz a burocracia e permitem atender de forma mais rápida às regiões afetadas por desastres naturais, como as chuvas que afetam o sudeste.

A nova MP agilizam a liberação de recursos financeiros e foram publicadas hoje no Diário Oficial, após uma semana de intensas chuvas nos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais que deixaram pelo menos 39 mortos e cerca de 50 mil desalojados.

Nas últimas horas as chuvas perderam força, mas nesses dois estados ainda existem regiões completamente inundadas nas quais as equipes de resgate trabalham tanto no despejo de pessoas de casas em perigo como na busca de possíveis vítimas.

Em Minas Gerais, o número de mortos chega a 18, e, no Espírito Santo, a 21.

Dilma visitou na terça-feira passada algumas das regiões afetadas pelas chuvas no Espírito Santo e sobrevoou de helicóptero várias cidades inundadas.

No mesmo dia anunciou uma ampla mobilização de seu governo, com ações de vários ministérios e o envio de ajuda para atender aos afetados.

A governante disse que a prioridade do governo é resgatar as centenas de famílias que ficaram isoladas em cidades inundadas devido à cheia de vários rios, assim como oferecer assistência aos que perderam suas casas.

Além disso, ordenou o envio à região de soldados do exército e de agentes da Força Nacional de Segurança que, com o apoio de helicópteros e caminhões, ajudaram as equipes de socorro nas tarefas de localização e resgate de pessoas isoladas.

O governo também enviou cobertores e material de higiene pessoal, remédios, produtos químicos para a purificação de água e várias toneladas de alimentos, que se somaram à ajuda humanitária recebida através de doações dos cidadãos. 

Acompanhe tudo sobre:ChuvasDesastres naturaisDilma RousseffPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdermar

As 10 melhores rodovias do Brasil em 2024, segundo a CNT

Para especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples Nacional

Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua