Brasil

Dilma sanciona lei com regras de segurança a bancos

Nova lei permite que as instituições financeiras possam apurar crédito presumido a partir de provisões de crédito para liquidação duvidosa


	Cliente usando caixa eletrônico: nova lei, segundo o governo, garante maior solidez aos bancos
 (Divulgação/Bradesco)

Cliente usando caixa eletrônico: nova lei, segundo o governo, garante maior solidez aos bancos (Divulgação/Bradesco)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de julho de 2013 às 19h13.

Brasília - A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira, 10, a Lei 12.838, que é resultado da aprovação da Medida Provisória 608, a MP da Basileia. Entre outros pontos, a nova lei permite que as instituições financeiras, exceto cooperativas de crédito e administradoras de consórcio, possam apurar crédito presumido a partir de provisões de crédito para liquidação duvidosa.

A medida foi anunciada pelo governo em março, dentro de um conjunto de regras que orientam a implantação do Acordo de Basileia 3 no Brasil. O acordo consiste em normas prudenciais para aperfeiçoar a capacidade dos bancos de absorver choques e prevenir problemas financeiros, como os que deram origem à atual crise internacional.

A nova lei, segundo o governo, garante maior solidez aos bancos. De acordo com o Banco Central, a norma reconhece que, no Brasil, parte desse crédito tributário tem alta liquidez e, portanto, não precisaria ser deduzido do patrimônio das instituições. Ainda segundo o BC afirmou quando da aprovação da MP, sem essa norma os bancos no Brasil teriam sua capacidade de alavancagem reduzida.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilBancosFinançasSegurança pública

Mais de Brasil

Paraná tem maior redução de homicídios dolosos desde 2007

PEC da Segurança deve ser votada em dezembro por comissão, diz Motta

Provas anteriores do Enem: onde baixar e como usá-las para uma revisão eficaz

Governo poderá mirar no piso da meta fiscal após ajuda do Congresso