Brasil

Dilma Rousseff viajará em breve à Bulgária, país de seu pai

Segundo Patriota, a presidente "está ansiosa para viajar à Bulgária e quer aprender mais deste país com o qual tem laços pessoais"

A imprensa búlgara espera que Dilma comece ou termine um giro europeu previsto para outubro pela Bulgária
 (Wilson Dias/ABr)

A imprensa búlgara espera que Dilma comece ou termine um giro europeu previsto para outubro pela Bulgária (Wilson Dias/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de setembro de 2012 às 19h06.

Sofia, Bulgária - A presidente Dilma Rousseff viajará em breve pela primeira vez à Bulgária, país de origem de seu pai, que emigrou em 1929, anunciou nesta sexta-feira o chefe da diplomacia brasileira, Antonio Patriota.

"Ela está ansiosa para viajar à Bulgária e quer aprender mais deste país com o qual tem laços pessoais", declarou o ministro de Relações Exteriores brasileiro em visita a Sofia.

"Deseja renovar novas cooperações no comércio, na ciência e na educação", acrescentou.

A data da visita ainda não foi anunciada.

A imprensa búlgara espera que Dilma comece ou termine pela Bulgária um giro europeu previsto para outubro.

O ministro búlgaro de Relações Exteriores, Nikolai Mladenov, declarou que espera "que ela possa visitar não apenas Sofia, mas também outras localidades relacionadas à história de sua família", como Gabrovo (centro), a cidade de seu pai, Petar Roussev.

A eleição de Dilma Rousseff à presidência brasileira, há um ano, causou emoção na Bulgária, e suas primas declararam ter a esperança de conhecê-la em território búlgaro.

Petar Roussev emigrou primeiro à França, antes de passar à Argentina, e depois se instalou no Brasil com o nome de Pedro Rousseff. Sua família, inclusive a esposa, a quem deixou grávida, o davam como morto.

Em 1948 escreveu para sua mãe, Tsana, anunciando seu sucesso como empresário da construção e sua nova família no Brasil, onde era pai de três filhos, entre eles Dilma, afirmaram algumas de suas primas.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilEuropaFamíliaDiplomacia

Mais de Brasil

Fachin decidirá se Fux continuará julgando trama golpista após mudança de Turma no STF

STF manda reabrir investigação contra Valdemar Costa Neto por trama golpista

Por 4 votos a 1, STF condena sete réus do núcleo de desinformação de trama golpista

Câmara aprova pacote de segurança que eleva pena de homicídio contra policiais e pune 'novo cangaço'