Brasil

Dilma recebe telefonema de Obama e diz amanhã se vai aos EUA

Conforme o porta-voz Thomas Traumann, a presidente anunciará amanhã decisão sobre a viagem ao país, programada para outubro


	Dilma Rousseff e Barack Obama: a conversa entre os dois presidentes durou vinte minutos e o porta-voz não revelou detalhes do telefonema
 (Grigory Dukor/Reuters)

Dilma Rousseff e Barack Obama: a conversa entre os dois presidentes durou vinte minutos e o porta-voz não revelou detalhes do telefonema (Grigory Dukor/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de setembro de 2013 às 20h19.

Brasília – O porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann, informou hoje (16) que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou às 18h30 para a presidente da República, Dilma Rousseff.

Conforme o porta-voz, a presidente anunciará amanhã (17) decisão sobre a viagem ao país, programada para outubro.

De acordo com Traumann, a conversa entre os dois presidentes durou vinte minutos e o porta-voz não revelou detalhes do telefonema. “A decisão sobre Washington será anunciada amanhã”, disse o porta-voz.

Após denúncias de que os Estados Unidos espionaram dados de brasileiros, incluindo da presidente, Dilma passou a cogitar o cancelamento da visita de Estado ao país.

A presidente se reuniu no final do dia com o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, para discutir o retorno dado pelo governo norte-americano aos questionamentos do Brasil sobre as denúncias de espionagem.

Figueiredo esteve em Washington na semana passada para tratar do assunto com a conselheira de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Susan Rice. Há dez dias, durante a Cúpula do G20, na Rússia, o presidente Barack Obama se comprometeu com a presidente Dilma a responder aos questionamentos do governo brasileiro em uma semana, prazo já expirado.

No início da próxima semana, a presidente Dilma viajará aos Estados Unidos, mas para a abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaDilma RousseffDiplomaciaEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Decisão da Justiça dá aval para concessionária do Ibirapuera cobrar taxa de assessoria esportiva

Gilmar Mendes marca audiência no STF para discutir pejotização

Se 'acontecer o que estou pensando' o Brasil terá primeiro presidente eleito quatro vezes, diz Lula

Gleisi Hoffmann diz que espera acordo após suspensão de decretos do IOF