A presidente expressou o caráter emocional da visita ao país onde nasceu seu pai e agradeceu as manifestações de carinho dos governantes e do povo búlgaro (Roberto Stuckert Filho/PR)
Da Redação
Publicado em 19 de julho de 2012 às 14h27.
Brasília - O segundo dia da viagem da presidente Dilma Rousseff à Bulgária, hoje (6), começou com uma visita ao túmulo do irmão Luben Roussev, em Sofia. Luben morreu em 2007, antes que ele e Dilma se conhecessem.
Em seguida, a presidente foi para Veliko Tsarnovo, antiga capital da Bulgária, que fica a cerca de 300 quilômetros de Sofia. Várias pessoas aguardavam a chegada de Dilma que cumprimentou moradores, caminhou pelas ruas, visitou o Forte de Tsarevets e foi homenageada com um almoço oferecido pela prefeitura da cidade.
O destino final de Dilma foi a cidade de Gabrovo, onde nasceu seu pai, Pedro Rousseff. Lá foi recepcionada com um evento em praça pública e visitou o Museu Regional de História, onde está uma exposição sobre sua família.
Em entrevistas e declarações à imprensa na Bulgária, onde cumpre agenda desde ontem (5), a presidente expressou o caráter emocional da visita ao país onde nasceu seu pai e agradeceu as manifestações de carinho dos governantes e do povo búlgaro.
Da Bulgária, Dilma segue para Ancara, na Turquia, onde se reúne amanhã (7) com o presidente Abdullah Gül e com o primeiro-ministro Recep Erdogan e participa do encerramento do Encontro Empresarial Brasil-Turquia. Após ter passado pela Bélgica, Bulgária e Turquia, a presidenta embarca de volta para o Brasil no sábado (8).