Brasil

Dilma reafirma importância de planos como ProUni e Fies

Segundo Dilma, apesar de críticos afirmarem que governo nivelava "por baixo" acesso às universidades, "uma parte do aprendizado é esforço e dedicação"


	A presidente Dilma Rousseff: "com o ProUni, aumentamos o acesso de estudantes pobres a universidades", disse
 (Getty Images)

A presidente Dilma Rousseff: "com o ProUni, aumentamos o acesso de estudantes pobres a universidades", disse (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de novembro de 2013 às 19h52.

São Paulo - A presidente Dilma Rousseff reafirmou em discurso nesta quarta-feira, 27, a importância de projetos voltados para a educação, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

"Com o ProUni, aumentamos o acesso de estudantes pobres a universidades. Os pobres desse País querem oportunidade e agarram com as duas mãos", disse, em Florianópolis, durante cerimônia de assinatura de contratos de financiamento entre Banco do Brasil (BB) e o Estado de Santa Catarina e de dragagem do Porto de Imbituba.

De acordo com Dilma, apesar de os críticos ao ProUni afirmarem que o governo nivelava "por baixo" o acesso às universidades, "uma parte do aprendizado é esforço e dedicação". "Isso nos baseou para fazer o modelo de expansão o Fies", complementou, referindo-se ao pagamento do financiamento após o curso.

Ao citar a questão das universidades comunitárias, Dilma foi vaiada, mas defendeu a questão. "Eu fico bem à vontade para defender as universidades comunitárias porque foi no governo Lula e no meu governo que nós fizemos um processo de 'reenergização' da universidade pública federal", afirmou, arrancando aplausos.

A presidente exaltou as parcerias com o Estado e as prefeituras catarinenses dizendo que o governo federal faz cooperações "sem olhar partido político, fé religiosa ou opção futebolística". Dilma agradeceu ainda a bancada federal de Santa Catarina e os senadores do Estado pelo apoio às votações relativas aos royalties e ao fundo social para a educação. "Tenho certeza que eu contei com parceiros importantes", disse.

Após fazer elogios ao Estado, Dilma afirmou que vê sinais de prosperidade em Santa Catarina e encerrou o discurso dizendo que ainda acredita que muito pode ser feito. "Podem contar comigo", finalizou. Além do evento na capital catarinense, Dilma participou nesta quarta-feira de outras duas cerimônias no Estado. Pela manhã, esteve em São Francisco do Sul para entregar 59 motoniveladoras e 10 caminhões-caçamba para prefeituras do Estado e para celebrar a ampliação do berço 201 do porto da cidade do litoral norte catarinense. À tarde, em Itajaí, Dilma participou de evento que marcou a assinatura da ordem de serviço de ampliação das barragens de Taió e Ituporanga.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffEducação no BrasilMEC – Ministério da EducaçãoPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosProuniPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdemar